Fornecedores lutam para atender à demanda por aeronaves
11 jul2012 - 17h24
(atualizado às 17h30)
As maiores fabricantes de aviões tentaram exaltar suas vultosas carteiras de pedidos para desviar a atenção da escassez de novos pedidos durante o salão aeronáutico de Farnborough nesta semana. O desafio das fabricantes para atender a demanda a tempo depende de seus fornecedores, e não há clareza sobre se eles conseguirão lidar com isso.
A americana Boeing e a rival europeia Airbus têm pedidos de cerca de 8 mil aeronaves, o suficiente para mantê-las ocupadas nos próximos seis anos, mesmo sem novas encomendas, e analistas estimam que a indústria terá de elevar seu volume de produção em 45% até 2015 para lidar com a demanda.
Os principais itens de discussão na feira de aviação britânica, e que não foram divulgadas novas encomendas relevantes, têm sido se fornecedores podem entregar os componentes necessários e o que fabricantes de aeronaves podem fazer para ajudar.
"Estou ouvindo muito mais sobre as discussões entre os fornecedores, as preocupações da cadeia de fornecedores e como empresas estão se posicionado para demonstrar que estão prontas para investir em capacidade futura", disse o especialista em espaço aéreo e defesa da Accenture, Damien Lasou.
Ele disse que o risco é acentuado porque um grande número de fornecedores prestam serviços a todas as fabricantes. "Quando um de seus clientes está aumentando a taxa de produção e exigindo mais de você, você pode conseguir lidar com isso. Mas quando todos os seus clientes pedem para que você aumente o volume de produção em 10% a 15%, subitamente você tem que crescer 40% a 50% e é uma outra história."
Airbus e Boeing já sofreram adiamentos vergonhosos em relação a carros chefe de sua produção, como seus modelos A380 e 787 Dreamliners, e se esforçarão para evitar atrasos relativos à cadeia de fornecedores.
O especialista aeroespacial Stefan Ohl, da consultoria Alix Partners, disse que os fornecedores precisam ser monitorados de perto. "Não todos, mas alguns, talvez mesmo muitos, fornecedores estão chegando ao limite da capacidade, seja em termos de produção, gestão ou capital", alertou.
O presidente da Pratt & Whitney, unidade da United Technologies, David Hess, disse que sua companhia acompanha rigorosamente seus fornecedores com treinamento, capacidade de pessoal e sistemas para assegurar que estão preparados quando a produção de motores de turbinas é ampliada.
"Ainda não vimos qualquer limitação de capacidade, mas realmente começaremos a ver nossos volumes subindo rapidamente em 2015 e 2016", afirmou ele. O vice-presidente e diretor-geral de abastecimento da Boeing, Stan Deal, disse que a fabricante aprendeu durante o desenvolvimento do Dreamliner, que enfrentou atraso de mais de três anos e problemas de produção e design. Segundo ele, a atenção a detalhes com fornecedores pode ajudar a evitar dores de cabeça.
"A atenção aos detalhes desde o começo pode realmente ajudar a fazer a diferença entre atingir o plano e não cumprir o plano", afirmou Deal.
O Global 6000, da Bombardier, é um gigante da aviação executiva
Foto: Gustavo Casadio
2 de 305
O Global 6000 é capaz de transportar até 19 pessoas e atingir velocidade máxima de 950 km/h
Foto: Gustavo Casadio
3 de 305
O jato custa cerca de US$ 50 milhões
Foto: Gustavo Casadio
4 de 305
Global 6000, da Bombardier
Foto: Gustavo Casadio
5 de 305
Global 6000, da Bombardier
Foto: Gustavo Casadio
6 de 305
Global 6000, da Bombardier
Foto: Gustavo Casadio
7 de 305
Global 6000, da Bombardier
Foto: Gustavo Casadio
8 de 305
Global 6000, da Bombardier
Foto: Gustavo Casadio
9 de 305
Embraer mostrou seu maior jato executivo, o Legacy 650
Foto: Gustavo Casadio
10 de 305
O modelo 650 é o maior avião da linha Legacy e custa cerca de US$ 30 milhões
Foto: Gustavo Casadio
11 de 305
Legacy 650 foi estrela de uma entrega recente, para o ator chinês Jackie Chan, que também se tornou garoto-propaganda da fabricante na China
Foto: Gustavo Casadio
12 de 305
O Legacy 650 tem capacidade para transportar até 13 passageiros, dois banheiros e alcance de 7,2 mil km
Foto: Gustavo Casadio
13 de 305
Global 5000, da Bombardier
Foto: Gustavo Casadio
14 de 305
Airbus ACJ 319
Foto: Gustavo Casadio
15 de 305
Airbus ACJ 319
Foto: Gustavo Casadio
16 de 305
Airbus ACJ 319
Foto: Gustavo Casadio
17 de 305
Airbus ACJ 319
Foto: Gustavo Casadio
18 de 305
Airbus ACJ 319
Foto: Gustavo Casadio
19 de 305
Challenger 300, da Bombardier
Foto: Gustavo Casadio
20 de 305
Falcon 7X
Foto: Gustavo Casadio
21 de 305
Falcon 7X
Foto: Gustavo Casadio
22 de 305
Falcon 2000
Foto: Gustavo Casadio
23 de 305
Falcon 2000
Foto: Gustavo Casadio
24 de 305
Learjet 45, da Bombardier
Foto: Gustavo Casadio
25 de 305
Learjet 45, da Bombardier
Foto: Gustavo Casadio
26 de 305
O C-17 Globemaster III tem 53 metros de comprimento
Foto: Gustavo Casadio
27 de 305
O modelo pertence à Força Aérea Americana
Foto: Gustavo Casadio
28 de 305
O Globemaster III é fabricado pela Boeing
Foto: Gustavo Casadio
29 de 305
O modelo militar é equipado com quatro motores e tem capacidade para levar até 77 t de carga
Foto: Gustavo Casadio
30 de 305
O avião também pode decolar com até 265 t de peso total
Foto: Gustavo Casadio
31 de 305
C-17 Globemaster III
Foto: Gustavo Casadio
32 de 305
C-17 Globemaster III
Foto: Gustavo Casadio
33 de 305
C-17 Globemaster III
Foto: Gustavo Casadio
34 de 305
C-17 Globemaster III
Foto: Gustavo Casadio
35 de 305
C-17 Globemaster III
Foto: Gustavo Casadio
36 de 305
C-17 Globemaster III
Foto: Gustavo Casadio
37 de 305
C-17 Globemaster III
Foto: Gustavo Casadio
38 de 305
C-17 Globemaster III
Foto: Gustavo Casadio
39 de 305
C-17 Globemaster III
Foto: Gustavo Casadio
40 de 305
C-17 Globemaster III
Foto: Gustavo Casadio
41 de 305
O V22 Osprey possui dois rotores paralelos que funcionam tanto na vertical quanto na horizontal
Foto: AFP
42 de 305
O modelo foi levado à feira de Farnborough pela Força Aérea Americana
Foto: AP
43 de 305
Com os rotores na horizontal, a aeronave tem funcionalidade de helicóptero
Foto: Gustavo Casadio
44 de 305
Quando as peças estão na vertical, o modelo tem velocidade de um avião
Foto: Gustavo Casadio
45 de 305
Bell Boieng V22 Osprey
Foto: Gustavo Casadio
46 de 305
Bell Boeing V22 Osprey
Foto: Gustavo Casadio
47 de 305
AgustaWestland 139M
Foto: Gustavo Casadio
48 de 305
AgustaWestland 139M
Foto: Gustavo Casadio
49 de 305
AgustaWestland 139M
Foto: Gustavo Casadio
50 de 305
AgustaWestland 139M
Foto: Gustavo Casadio
51 de 305
AgustaWestland 139M
Foto: Gustavo Casadio
52 de 305
AgustaWestland 139M
Foto: Gustavo Casadio
53 de 305
Airbus A400M
Foto: Gustavo Casadio
54 de 305
Airbus C295
Foto: Gustavo Casadio
55 de 305
Airbus C295
Foto: Gustavo Casadio
56 de 305
Alenia M346
Foto: Gustavo Casadio
57 de 305
Alenia M346
Foto: Gustavo Casadio
58 de 305
Alenia M346
Foto: Gustavo Casadio
59 de 305
Alenia M346
Foto: Gustavo Casadio
60 de 305
Alenia M346
Foto: Gustavo Casadio
61 de 305
AW101
Foto: Gustavo Casadio
62 de 305
AW101
Foto: Gustavo Casadio
63 de 305
AW101
Foto: Gustavo Casadio
64 de 305
AW101
Foto: Gustavo Casadio
65 de 305
AW101
Foto: Gustavo Casadio
66 de 305
C27J Spartan
Foto: Gustavo Casadio
67 de 305
C27J Spartan
Foto: Gustavo Casadio
68 de 305
C27J Spartan
Foto: Gustavo Casadio
69 de 305
C27J Spartan
Foto: Gustavo Casadio
70 de 305
C27J Spartan
Foto: Gustavo Casadio
71 de 305
C27J Spartan
Foto: Gustavo Casadio
72 de 305
C27J Spartan
Foto: Gustavo Casadio
73 de 305
C27J Spartan
Foto: Gustavo Casadio
74 de 305
C-130J Super Hercules
Foto: Gustavo Casadio
75 de 305
C-130J Super Hercules
Foto: Gustavo Casadio
76 de 305
C27J Spartan
Foto: Gustavo Casadio
77 de 305
C-130J Super Hercules
Foto: Gustavo Casadio
78 de 305
C-130J Super Hercules
Foto: Gustavo Casadio
79 de 305
C-130J Super Hercules
Foto: Gustavo Casadio
80 de 305
C-130J Super Hercules
Foto: Gustavo Casadio
81 de 305
C-130J Super Hercules
Foto: Gustavo Casadio
82 de 305
Eurocopter AS332 Super Puma
Foto: Gustavo Casadio
83 de 305
Eurocopter AS332 Super Puma
Foto: Gustavo Casadio
84 de 305
Eurocopter AS332 Super Puma
Foto: Gustavo Casadio
85 de 305
Eurocopter AS332 Super Puma
Foto: Gustavo Casadio
86 de 305
Sikorksy Black Hawk
Foto: Gustavo Casadio
87 de 305
Eurofighter Typhoon
Foto: AFP
88 de 305
Eurofighter Typhoon
Foto: AFP
89 de 305
Eurofighter Typhoon
Foto: Reuters
90 de 305
F-15E Strike Eagle
Foto: Gustavo Casadio
91 de 305
F-15E Strike Eagle
Foto: Gustavo Casadio
92 de 305
F-15E Strike Eagle
Foto: Gustavo Casadio
93 de 305
F-15E Strike Eagle
Foto: Gustavo Casadio
94 de 305
F-15E Strike Eagle
Foto: Gustavo Casadio
95 de 305
F-15E Strike Eagle
Foto: Gustavo Casadio
96 de 305
F-16 Fighting Falcon
Foto: Gustavo Casadio
97 de 305
F-16 Fighting Falcon
Foto: Gustavo Casadio
98 de 305
F-16 Fighting Falcon
Foto: Gustavo Casadio
99 de 305
F-18
Foto: AFP
100 de 305
F-18
Foto: AFP
101 de 305
F-18
Foto: AFP
102 de 305
F-18
Foto: AFP
103 de 305
Hercules
Foto: Gustavo Casadio
104 de 305
Hercules
Foto: Gustavo Casadio
105 de 305
Hercules
Foto: Gustavo Casadio
106 de 305
Hercules
Foto: Gustavo Casadio
107 de 305
Hercules
Foto: Gustavo Casadio
108 de 305
Hercules
Foto: Gustavo Casadio
109 de 305
McDonnell Douglas KC-10
Foto: Gustavo Casadio
110 de 305
McDonnell Douglas KC-10
Foto: Gustavo Casadio
111 de 305
McDonnell Douglas KC-10
Foto: Gustavo Casadio
112 de 305
McDonnell Douglas KC-10
Foto: Gustavo Casadio
113 de 305
McDonnell Douglas KC-10
Foto: Gustavo Casadio
114 de 305
McDonnell Douglas KC-10
Foto: Gustavo Casadio
115 de 305
McDonnell Douglas KC-10
Foto: Gustavo Casadio
116 de 305
McDonnell Douglas KC-10
Foto: Gustavo Casadio
117 de 305
McDonnell Douglas KC-10
Foto: Gustavo Casadio
118 de 305
McDonnell Douglas KC-10
Foto: Gustavo Casadio
119 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: AP
120 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Casadio
121 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Casadio
122 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Casadio
123 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Casadio
124 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Casadio
125 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Casadio
126 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Reuters
127 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Casadio
128 de 305
SAAB Gripen
Foto: Gustavo Casadio
129 de 305
SAAB Gripen
Foto: Gustavo Casadio
130 de 305
SAAB Gripen
Foto: Gustavo Casadio
131 de 305
SAAB Gripen
Foto: Gustavo Casadio
132 de 305
SAAB Gripen
Foto: Gustavo Casadio
133 de 305
SAAB Gripen
Foto: Gustavo Casadio
134 de 305
SAAB Gripen
Foto: Gustavo Casadio
135 de 305
SAAB Gripen
Foto: Gustavo Casadio
136 de 305
SAAB Gripen
Foto: Gustavo Casadio
137 de 305
SAAB Gripen
Foto: AP
138 de 305
SAAB Gripen
Foto: AFP
139 de 305
Super Hornet
Foto: Gustavo Casadio
140 de 305
Super Hornet
Foto: Gustavo Casadio
141 de 305
Super Hornet
Foto: Gustavo Casadio
142 de 305
T-50 Golden Eagle
Foto: Gustavo Casadio
143 de 305
T-50 Golden Eagle
Foto: Gustavo Casadio
144 de 305
T-50 Golden Eagle
Foto: Gustavo Casadio
145 de 305
T-50 Golden Eagle
Foto: Gustavo Casadio
146 de 305
T-50 Golden Eagle
Foto: AFP
147 de 305
Vulcan XH558
Foto: Gustavo Casadio
148 de 305
Vulcan XH558
Foto: Gustavo Casadio
149 de 305
Vulcan XH558
Foto: Gustavo Casadio
150 de 305
Vulcan XH558
Foto: Gustavo Casadio
151 de 305
Vulcan XH558
Foto: Gustavo Casadio
152 de 305
Vulcan XH558
Foto: Gustavo Casadio
153 de 305
Vulcan XH558
Foto: Gustavo Casadio
154 de 305
Vulcan XH558
Foto: Gustavo Casadio
155 de 305
Vulcan XH558
Foto: Gustavo Casadio
156 de 305
A Airbus aterrissou nesta terça-feira, no aeroporto de Farnborough, ao sul de Londres, um modelo A320 equipado com uma mudança aerodinâmica em suas asas, conhecida como "sharklet"
Foto: Gustavo Casadio
157 de 305
O A320 concebido com essa tecnologia teve sua primeira unidade finalizada pela fabricante europeia no final de abril deste ano
Foto: Gustavo Casadio
158 de 305
Os modelos da família A320 começaram a testar essa tecnologia em voo somente mês passado
Foto: Gustavo Casadio
159 de 305
A fabricante vai realizar esses voos com sete aeronaves A320 para obter a certificação necessária para entrega-los a seus clientes
Foto: Gustavo Casadio
160 de 305
A previsão é de que o primeiro A320 já construído com sharklets entre em serviço no último quarto deste ano
Foto: Gustavo Casadio
161 de 305
A tecnologia já é empregada pela rival Boeing e nomeada pela empresa americana como "winglet"
Foto: Gustavo Casadio
162 de 305
Segundo a Airbus, a adoção desta mudança deve reduzir em 3,5% o consumo de combustível dos A320
Foto: Gustavo Casadio
163 de 305
O modelo é utilizado no Brasil pela Avianca e TAM
Foto: Gustavo Casadio
164 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
165 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
166 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
167 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
168 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
169 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
170 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
171 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
172 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
173 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
174 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
175 de 305
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
176 de 305
Airbus A320
Foto: Divulgação
177 de 305
Réplica da nave SpaceShipTwo, que permitirá viagens pelo espaço para o público em geral, é exposta em feira
Foto: Gustavo Casadio
178 de 305
Entre os primeiros "turistas espaciais" está o ator Ashton Kutcher, que já se inscreveu para voar na primeira espaçonave de Richard Branson
Foto: AP
179 de 305
O governo dos Estados Unidos estima que a indústria de turismo espacial valerá cerca de US$ 1 bilhão nos próximos dez anos
Foto: AFP
180 de 305
Essa réplica é uma uma naves que farão viagens espaciais para o público em geral
Foto: Gustavo Casadio
181 de 305
A responsável pela empreitada é a Virgin Galactic, umas das companhias do bilionário britânico Richard Branson
Foto: Gustavo Casadio
182 de 305
A réplica foi exposta na feira aérea de 2012 de Farnborough, na Inglaterra
Foto: Gustavo Casadio
183 de 305
Brincar de astronauta deve ser caro - a viagem é para quem tiver US$ 200 mil para desembolsar
Foto: Gustavo Casadio
184 de 305
As reservas para as viagens espaciais estão abertas desde 2005
Foto: Gustavo Casadio
185 de 305
A SpaceShipTwo terá capacidade para levar até seis passageiros e dois pilotos
Foto: Gustavo Casadio
186 de 305
A fabricante promete que a sensação dentro da aeronave é similar à uma viagem em avião executivo
Foto: Gustavo Casadio
187 de 305
O preço mínimo anunciado pela empresa para as viagens é de US$ 200 mil
Foto: Gustavo Casadio
188 de 305
A Virgin Galactic promete outros modelos que vão viajar ao espaço
Foto: Gustavo Casadio
189 de 305
A fabricante Virgin Galactic pertence ao bilionário britânico Richard Branson
Foto: Divulgação
190 de 305
Testes ainda precisam ser realizados antes de a nave operar comercialmente
Foto: Divulgação
191 de 305
As reservas para a viagem espacial estão abertas desde 2005
Foto: Divulgação
192 de 305
As viagens, porém, terão de ser com poucos companheiros: a SpaceShipTwo levará até seis passageiros e dois pilotos
Foto: Divulgação
193 de 305
Até o fim deste ano, um teste de voo completo deverá ser realizado
Foto: Divulgação
194 de 305
O Legacy 500, da Embraer, é uma das maiores estratégias da fabricante
Foto: Gustavo Casadio
195 de 305
O modelo ainda não estreou, mas é a aposta da empresa para ficar à frente dos concorrentes no mercado de aviação executiva
Foto: Gustavo Casadio
196 de 305
O avião executivo é de médio porte, mas traz, pela primeira vez, conceitos de aeronaves maiores
Foto: Gustavo Casadio
197 de 305
Com os novos conceitos, é prometido maior conforto para os passageiros e mais tecnologia para os pilotos
Foto: Gustavo Casadio
198 de 305
O jato sairá por US$ 20 milhões e vai ser lançado em 2014
Foto: Gustavo Casadio
199 de 305
O modelo ainda não foi apresentado ao mercado brasileiro
Foto: Gustavo Casadio
200 de 305
O modelo foi visitado pelo Terra em um hangar da fabricante brasileira, anexo ao aeroporto de Farnborough, Londres
Foto: Gustavo Casadio
201 de 305
Um dos maiores diferenciais do Legacy 500 é em relação à altura da cabine e ao piso plano
Foto: Gustavo Casadio
202 de 305
O modelo não está exposto no meio das outras aeronaves no aeroporto de Farnborough, onde é realizada uma das maiores feiras aéreas do mundo
Foto: Gustavo Casadio
203 de 305
A aeronave é equipada com a tecnologia "fly by wire", um tipo de sistema de controle eletrônico que comanda as partes móveis do avião
Foto: Gustavo Casadio
204 de 305
Em outros aviões da mesma categoria, por uma questão de espaço, o piso é curvado
Foto: Gustavo Casadio
205 de 305
O Legacy 500 promete mais conforto durante os voos
Foto: Gustavo Casadio
206 de 305
Neste modelo, o piso plano é um diferencial
Foto: Gustavo Casadio
207 de 305
A aposta no Legacy 500 é estar à frente da concorrência para quando o mercado de aviação executiva voltar a crescer
Foto: Gustavo Casadio
208 de 305
O mercado de aviação executiva vinha crescendo antes da atual crise financeira ter início
Foto: Gustavo Casadio
209 de 305
O avião tem capacidade para transportar até oito pessoas
Foto: Gustavo Casadio
210 de 305
Neste modelo, os pilotos podem contar com a tecnologia "fly by wire"
Foto: Gustavo Casadio
211 de 305
Além de contar com sistema de controle eletrônico, o modelo transporta até oito pessoas prometendo conforto e espaço
Foto: Gustavo Casadio
212 de 305
A tecnologia "fly by wire" comanda as partes móveis do avião
Foto: Gustavo Casadio
213 de 305
Frente do Legacy 500
Foto: Gustavo Casadio
214 de 305
Nova aposta da Embraer para o mercado de avião executiva
Foto: Gustavo Casadio
215 de 305
O modelo é de médio porte
Foto: Gustavo Casadio
216 de 305
Projeção final do Legacy 500
Foto: Divulgação
217 de 305
Modelo da Embraer, ainda não lançado oficialmente, em hangar
Foto: Divulgação
218 de 305
O lançamento oficial do Legacy 500 está programado para 2014
Foto: Divulgação
219 de 305
Legacy 500 durante exposição e testes
Foto: Divulgação
220 de 305
Modelo da Embraer durante testes
Foto: Divulgação
221 de 305
Modelo da Embraer durante testes
Foto: Divulgação
222 de 305
A Finmeccanica, dona da fabricante de helicópteros AgustaWestland, levou para a feira de aviação de Farnborough deste ano dois protótipos de novas aeronaves
Foto: Gustavo Casadio
223 de 305
Os dois protótipos de aeronaves são o AW 169 e o AW 189
Foto: Gustavo Casadio
224 de 305
Os dois helicópteros devem entrar em operação em 2013 (AW189) e 2014 (AW 169)
Foto: Gustavo Casadio
225 de 305
O AW 189 fez seu voo teste de estreia em dezembro do ano passado e a AgustaWestland prevê a primeira entrega do modelo em 2014
Foto: Gustavo Casadio
226 de 305
O AW 189 terá quase o dobro de tamanho do AW 169
Foto: Gustavo Casadio
227 de 305
O AW 189, de quase 18 metros de comprimento, levará até 18 pessoas
Foto: Gustavo Casadio
228 de 305
Segundo a fabricante, já foram recebidos cerca de 50 pedidos para o AW 169, que poderá levar até 10 passageiros
Foto: Gustavo Casadio
229 de 305
O AW 189 é tipicamente usada por empresas que precisam levar funcionários a postos de trabalho isolados, como plataformas de petróleo em alto mar
Foto: Gustavo Casadio
230 de 305
Os dois helicópteros completaram seus voos inaugurais
Foto: Gustavo Casadio
231 de 305
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
232 de 305
O AW 169 realiza atualmente testes de voo e tem previsão de conseguir certificação para voar comercialmente em 2014
Foto: Gustavo Casadio
233 de 305
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
234 de 305
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
235 de 305
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
236 de 305
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
237 de 305
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
238 de 305
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
239 de 305
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
240 de 305
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
241 de 305
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
242 de 305
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
243 de 305
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
244 de 305
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
245 de 305
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
246 de 305
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
247 de 305
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
248 de 305
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
249 de 305
Começou nesta segunda-feira em Farnborough, a cerca de 50 km de Londres, a feira de aviação que leva o nome da cidade
Foto: Gustavo Rosilho
250 de 305
Dentre os destaques de 2012 estão as novidades A350XWB, da Airbus; o novo 737 MAX, da Boeing; e o futuro jato executivo da brasileira Embraer, o L500
Foto: Gustavo Rosilho
251 de 305
Ainda chamam a atenção a exposição de gigantes da aviação como o A380 - maior aviação de passageiros do mundo -, o militar A400M, também da Airbus, e um McDonell Douglas KDC-10 modificado para servir como aeronave de reabastecimento em voo
Foto: Gustavo Rosilho
252 de 305
Farnborough é uma das duas maiores feiras de aviação comercial do mundo. Ela ocorre sempre em anos pares, para poder revesar com Le Bourget - no subúrbio de Paris - que acontece em anos ímpares e é o outro grande evento deste tipo no mundo
Foto: Gustavo Rosilho
253 de 305
Neste ano, os organizadores de Farnborough tiveram algumas dificuldades extras para superar antes de começar a feira
Foto: Gustavo Rosilho
254 de 305
A primeira foi a "concorrência" com outro grande evento que acontece em Londres neste mês: a Olimpíada
Foto: Gustavo Rosilho
255 de 305
Outra dificuldade foi o chuvoso verão inglês deste ano, que transformou algumas áreas do aeroporto de Farnborough, onde acontece a feira, em verdadeiros lamaçais
Foto: Gustavo Rosilho
256 de 305
A organização utilizou brita para cobrir algumas dessas áreas, mas outras tiveram que ser isoladas devido ao piso encharcado
Foto: Gustavo Rosilho
257 de 305
Dentre as curiosidades está até um carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, vizinha de Farnborough, e que tem entre seus patrocinadores uma companhia aérea
Foto: Gustavo Rosilho
258 de 305
Um carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, vizinha de Farnborough, e que tem entre seus patrocinadores uma companhia aérea foi destaque
Foto: Gustavo Rosilho
259 de 305
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho
260 de 305
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho
261 de 305
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho
262 de 305
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho
263 de 305
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
264 de 305
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
265 de 305
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
266 de 305
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
267 de 305
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho
268 de 305
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho
269 de 305
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho
270 de 305
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho
271 de 305
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho
272 de 305
Além das novidades em aviação comercial e executiva, Farnborough também reúne apresentações de aviões militares
Foto: Gustavo Rosilho
273 de 305
O evento fica aberto apenas restrito a expositores e imprensa até sábado, quando recebe também o público em geral
Foto: Gustavo Rosilho
274 de 305
A feira deste ano foi aberta com a apresentação de caças da força aérea real, que sobrevoaram o local
Foto: Gustavo Rosilho
275 de 305
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
276 de 305
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
277 de 305
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
278 de 305
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
279 de 305
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
280 de 305
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
281 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
282 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
283 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
284 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
285 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
286 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
287 de 305
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
288 de 305
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
289 de 305
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
290 de 305
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
291 de 305
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
292 de 305
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
293 de 305
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
294 de 305
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
295 de 305
Embraer 190
Foto: Reuters
296 de 305
Embraer 190
Foto: Reuters
297 de 305
Globemaster3 C-17A
Foto: Reuters
298 de 305
Globemaster3 C-17A
Foto: Reuters
299 de 305
Pilatus DC-21
Foto: Reuters
300 de 305
Pilatus DC-21
Foto: Reuters
301 de 305
Sukhoi Superjet 100
Foto: Reuters
302 de 305
Sukhoi Superjet 100
Foto: Reuters
303 de 305
Sukhoi Superjet 100
Foto: Reuters
304 de 305
Sukhoi Superjet 100
Foto: Reuters
305 de 305
Yak 130
Foto: Reuters
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.