Apostas no Brasil atingem pico às 18h e se aproxima de redes sociais e streaming

Volume de transações nas apostas esportivas cresceu mais de 1.200% nos horários de pico, que se assemelham com os de redes sociais e streami

31 jul 2025 - 06h09
Resumo
O volume de transações em apostas esportivas no Brasil cresceu 1.235% nos horários de pico, especialmente às 18h, alinhando-se aos hábitos digitais noturnos como redes sociais e streaming.
Foto: Freepik

As apostas esportivas têm hora para acontecer na rotina dos brasileiros: o horário pós-expediente. É o que mostra um levantamento inédito da Pay4Fun, primeira instituição de pagamento que atua no segmento de entretenimento e apostas esportivas a ser autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), O estudo analisou, de forma anonimizada e agregada milhares de transações das maiores casas de apostas do Brasil legalizadas, entre março e abril de 2025.

 A maior concentração de transações financeiras em plataformas de apostas esportivas ocorre entre 17h e 21h, com pico absoluto às 18h. A alta coincide com o fim do expediente e o início das principais competições esportivas do dia, nacionais e internacionais — o que ajuda a explicar o aumento expressivo nesse intervalo. O comportamento revela que apostar se tornou um hábito noturno, semelhante ao uso de redes sociais e serviços de streaming.

Publicidade

Dados da pesquisa “Horários Nobres das Redes Sociais”, que examinou 170 milhões de publicações no Facebook, Twitter e Instagram, indicam concentração semelhante de engajamento nesse período. Já o buscador do Google aponta que o consumo de streaming no Brasil se intensifica entre 19h e 22h.

Apostam crescem mais de 1.200% em horários de pico

No caso das apostas, o crescimento no volume de transações em horários de pico é expressivo. Em março, às 19h, o aumento foi de 908,7% em relação ao horário de menor movimento, às 7h. Já em abril, o pico se antecipou para às 18h e registrou um salto ainda maior: 1.235% acima do volume de menor pico, no início da manhã, às 7h.

"Esses dados ajudam a entender como o brasileiro se relaciona com o entretenimento online. Apostar se tornou um hábito digital com horário definido, especialmente no início da noite", afirma Leonardo Baptista, CEO e cofundador  da Pay4Fun.

Além da programação esportiva, esse também é o horário em que as plataformas costumam ativar promoções e ofertas especiais, aproveitando o aumento natural do tráfego de usuários conectados no fim do dia.

Publicidade

De acordo ainda com o mapeamento, por volta de 12h o crescimento no volume de apostas começa a acelerar progressivamente ao longo da tarde. O estudo ainda aponta que os períodos de menor atividade ocorrem de madrugada até o início da manhã, entre 1h e 9h. 

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se