Dólar avança ante rivais diante de otimismo com economia dos EUA

1 abr 2019 - 17h19

Indicadores acima do esperado nos Estados Unidos favoreceram a busca por dólar em relação a outras moedas principais nesta segunda-feira, 1, à medida que diversas instituições financeiras revisaram para cima a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país no primeiro trimestre. Em relação a divisas emergentes, contudo, a moeda americana apresentou recuo generalizado diante do otimismo dos investidores com dados da economia chinesa, que surpreenderam e mostraram recuperação no mês passado.

Próximo ao horário de fechamento das bolsas em Nova York, o dólar subia para 111,36 ienes e o euro recuava para US$ 1,1214. A libra, contudo, saltava para US$ 1,3117, o que impediu o índice DXY, que mede a divisa americana contra uma cesta de outras seis moedas fortes, de se firmar em alta. Assim, o DXY caiu 0,05%, para 97,232 pontos. Entre emergentes, o dólar chegava ao fim da tarde cotado a 42,7143 pesos argentinos, 5,4762 liras turcas e 65,205 rublos russos.

Publicidade

Como apontado em reportagem especial publicada no Broadcast, indicadores divulgados nesta segunda-feira fizeram com que importantes bancos elevassem suas projeções para o crescimento anualizado dos EUA no primeiro trimestre. O JPMorgan passou a estimar expansão de 2,0% ante 1,5% esperada anteriormente, ao mesmo tempo em que o Goldman Sachs elevou sua projeção de 0,8% antes para 1,2% agora. O Barclays, por sua vez, teve sua estimativa aumentada para 1,8%, acima do nível de 1,7% estimado antes.

Grande parte das revisões para cima do PIB americano veio após o Departamento do Comércio americano informar que os investimentos em construção no país subiram 1,0% na passagem de janeiro para fevereiro, contrariando a previsão de queda do mercado. Além disso, o dado de janeiro foi revisado de alta de 1,3% para ganho de 2,5%. Não foi o único indicador observado pelos agentes. De acordo com o Instituto para Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês), o índice de atividade industrial dos EUA subiu de 54,2 pontos em fevereiro para 55,3 pontos em março, um resultado bastante acima do esperado por analistas e que, na avaliação do HSBC, é "consistente com o crescimento contínuo da atividade".

Também nesta segunda-feira, o Departamento do Comércio dos EUA informou que as vendas no comércio varejista do país recuaram 0,2% em fevereiro ante janeiro, mas ressaltou que as vendas gerais de janeiro sofreram uma revisão de alta de 0,2% estimada anteriormente para avanço de 0,7%. Nesse sentido, o dólar avançou em relação a outras divisas principais, à medida que índices de atividade mensurados pela IHS Markit apontam contração na atividade industrial de diversos países, como Japão, Alemanha e na zona do euro como um todo.

A alta do dólar, contudo, não se manifestou em relação a divisas de mercados emergentes, que responderam positivamente à recuperação na indústria chinesa. Tanto nos dados da IHS Markit quanto nos oficiais, a atividade industrial chinesa saiu de níveis de contração após quatro meses. Não por acaso, o dólar caía para 6,7125 yuans (onshore) no fim da tarde em Nova York, em um movimento que se espalhou por diversas moedas emergentes.

Publicidade
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações