Como solicitar antecipação da restituição do IR 2022 

A antecipação da restituição pode ser uma alternativa para quitar dívidas, conheça as condições desse tipo de crédito.

26 mai 2022 - 01h00
Foto: Adobe Stock

Começou na terça-feira (24) a consulta da restituição do imposto de renda 2022, para quem irá receber no primeiro lote, já em 31 de maio. O pagamento da restituição de imposto de renda 2022 é feito em blocos, sempre no final do mês, entre maio e setembro. 

Mas, quem quer contar com o dinheiro da restituição antes desse prazo, para quitar uma dívida, pode solicitar uma antecipação de restituição - um tipo de crédito disponível pelos bancos. A vantagem da antecipação, em comparação com empréstimo pessoal, é que ela tem juros mais baixos. Por isso, pode ser uma alternativa para quem tem dívidas a quitar agora. 

Publicidade

Como funciona e onde solicitar a antecipação 

Os principais bancos oferecem a antecipação, que é um empréstimo atrelado ao valor que o contribuinte receberá como restituição. Por isso, a declaração deve ser apresentada ao banco, com recibo de entrega. O pagamento da restituição deve ser recebido no banco que cede a antecipação. 

O valor emprestado pode ir de 75% até 100% do valor que será restituído, dependendo da instituição. O pagamento desse tipo de empréstimo tem prazo variável, de acordo com a instituição, podendo ir de outubro até, no máximo, até dezembro deste ano.

Quando vale a pena pedir uma antecipação 

Como a antecipação é um tipo de empréstimo, tem juros que devem ser contabilizados para saber qual será o valor pago de volta para o banco. Por isso, essa é uma opção para quem 

já tem uma dívida e sabe que terá restituição a receber, contanto que os juros da dívida a pagar sejam maiores do que os juros do empréstimo pela antecipação. Desta forma, quem toma a antecipação está trocando uma dívida maior por uma menor.

Publicidade

Caso haja algum problema no imposto de renda, por conta de um erro na declaração, o pagamento da restituição pode atrasar, já o empréstimo deve ser pago no prazo combinado. 

Prazo para a entrega da declaração 

O prazo de entrega da declaração do imposto de renda em 2022 ainda está aberto e vai até 31 de maio. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações