5 livros para ler antes de começar um negócio

Seja uma startup, seja uma pequena empresa. Antes de começar uma, leia esses livros.

22 jun 2022 - 06h00
Foto: Adobe Stock

O Brasil é o país em que o empreendedor é visto como vilão por algumas correntes políticas. Além disso, a burocracia brasileira é uma inimiga eterna do empreendedor. Então, se você decidiu que mesmo assim vai ser um dos bravos empreendedores que ajudam a movimentar a economia do País, tenha em mente que você precisa se preparar. E, para  isso, nada melhor do que ler e se informar.

“Boas leituras auxiliam profissionais e empresas a se posicionarem e encontrarem boas referências em um mercado tão competitivo”, defende André Medina, gerente de inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora. “Lidamos com inovação diariamente, que está em constante evolução, por isso, manter-se atualizado é essencial.”

Publicidade

Diante desse quadro, o próprio Medina fez uma seleção de 5 livros indispensáveis para quem quer ingressar no mercado de inovação ― especialmente se for uma startup.

O Estilo Startup

Autor: Eric Ries

“O mesmo autor de ‘Startup Enxuta’ propõe deixar de lado estratégias antiquadas e mostra um novo formato de trabalho, que promove crescimento sustentável e impacto de longo prazo por meio da inovação contínua, destacando a criatividade humana como principal vantagem competitiva das empresas”, diz Medina.

Publicidade

Empresas Feitas para Vencer

Autor: Jim Collins

Ao responder a pergunta “Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?”, o livro destaca a importância do desempenho sustentável e como isso pode ser uma prática presente na cultura da empresa desde o seu surgimento. “Jim Collins aborda características comuns que levam uma empresa à excelência, enquanto outras não”, diz o especialista.

A revolução das startups

Autor: Bruno Perin

Com conteúdo leve e didático, o livro é ponto de partida para quem quer empreender e entender o mundo das startups, trazendo desde respostas básicas, como “o que são startups”, até a compreensão dos novos conceitos de empreendedorismo, ambientes dos empreendedores, suas ideias inspiradoras e como funcionam seus investimentos e competições.

Publicidade

Bold: oportunidades exponenciais

Autor: Peter H. Diamandis

A obra é quase um manual prático de como transformar, por meio da inovação, os maiores problemas do mundo em grandes oportunidades. “Dividida em três partes, aborda as tecnologias exponenciais, a psicologia do empreendedor exponencial e suas ferramentas mentais e as práticas que permitem a qualquer pessoa alavancar a multidão hiperconectada para atingir um objetivo”, diz ele.

Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo

Autor: Kevin Kelly

“O autor traz uma reflexão sobre o que podemos esperar para os próximos 30 anos, defendendo que grande parte dos acontecimentos são inevitáveis e definidos por tendências tecnológicas que já são correntes em nosso dia a dia. Kelly também avalia como ainda seremos afetados por transformações como a realidade virtual e a inteligência artificial”, completa Medina.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações