Os Estados Unidos começaram a comercializar o petróleo venezuelano e todos os recursos provenientes de sua venda serão inicialmente depositados em contas controladas pelos EUA em bancos reconhecidos mundialmente, informou o Departamento de Energia em um comunicado divulgado nesta quarta-feira.
"Contratamos os principais comercializadores de commodities e os principais bancos do mundo para executar e fornecer suporte financeiro para essas vendas de petróleo bruto e derivados", disse o departamento.
Depois de capturar o presidente venezuelano Nicolás Maduro em um ataque a Caracas no sábado, os EUA continuam a bloquear embarcações sob sanções ao largo do país sul-americano, membro do grupo petrolífero Opep.
O presidente Donald Trump disse na terça-feira que os EUA devem refinar e vender até 50 milhões de barris de petróleo bruto presos na Venezuela sob o bloqueio dos EUA.
Os EUA apreenderam nesta quarta-feira um navio petroleiro vazio, de bandeira russa e ligado à Venezuela, no Oceano Atlântico, como parte do esforço de Trump para ditar os fluxos de petróleo nas Américas e forçar o governo da Venezuela a se tornar um aliado.