Criação de vagas de trabalho nos EUA desacelera em setembro; taxa de desemprego cai para 3,7%

5 out 2018 - 09h42
(atualizado às 10h12)

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou com força em setembro provavelmente porque o furacão Florence prejudicou os setores de restaurantes e varejo, mas a taxa de desemprego caiu para perto da mínima de 49 anos de 3,7 por cento, indicando um aperto adicional nas condições do mercado de trabalho.

Homem segurando lista de empregos
03/08/2018
REUTERS/Robert Galbraith
Homem segurando lista de empregos 03/08/2018 REUTERS/Robert Galbraith
Foto: Reuters

O relatório mensal de emprego do Departamento de Trabalho também mostrou aumento constante dos salários nesta sexta-feira, sugerindo pressões inflacionárias moderadas, o que pode aliviar as preocupações com o superaquecimento da economia e manter o Federal Reserve na trajetória de aumentos graduais da taxa de juros.

Publicidade

Foram criadas 134 mil vagas de empregos fora do setor agrícola no mês passado, o menor número em um ano, já que os setores de varejo e lazer e hospitalidade fecharam postos de trabalho.

Os dados de julho e agosto foram revisados para mostrar 87 mil vagas a mais do que o informado anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters projetavam criação de 185 mil postos de trabalho em setembro e uma queda na taxa de desemprego de 0,1 ponto percentual, para 3,8 por cento.

A economia precisa criar cerca de 120 mil empregos por mês para acompanhar o crescimento da população em idade ativa.

Publicidade

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na terça-feira que a perspectiva da economia é "notavelmente positiva" e acredita que está à beira de uma era "historicamente rara" de desemprego ultrabaixo e inflação contida.

Um mercado de trabalho robusto está sustentando a economia e, junto com o alto nível de poupança, pode sustentar os gastos do consumidor conforme o estímulo do pacote de corte de impostos de 1,5 trilhão de dólares governo norte-americano perde força.

O Departamento do Trabalho disse que é possível que o furacão Florence, que atingiu as Carolinas do Norte e do Sul em meados de setembro, possa ter afetado o emprego em algumas indústrias. Ele disse que é impossível quantificar o efeito líquido sobre o emprego.

Os ganhos médios por hora aumentaram oito centavos, ou 0,3 por cento, em setembro, após subirem 0,3 por cento no mês anterior. Com o aumento de setembro abaixo do ganho de 0,5 por cento registrado durante o mesmo período do ano passado, isso reduz o aumento anual dos salários para 2,8 por cento, de 2,9 por cento em agosto, que foi o maior aumento em mais de nove anos.

Publicidade

O crescimento salarial continua sendo suficiente para manter a inflação em torno da meta de 2 por cento do Fed.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações