Crescimento econômico dos EUA deve ter desacelerado para ritmo ainda forte no 4º trimestre

20 fev 2026 - 07h17

O crescimento econômico dos ‌Estados Unidos provavelmente desacelerou para um ritmo ainda sólido no quarto trimestre devido às interrupções causadas pela paralisação do governo no ano passado e à moderação nos gastos do consumidor, embora se espere que os cortes de impostos e os ⁠investimentos em inteligência artificial impulsionem a atividade neste ano.

A desaceleração ‌prevista no Produto Interno Bruto seguiria dois trimestres consecutivos de crescimento robusto. O Departamento de Comércio publicará nesta ‌sexta-feira sua estimativa preliminar do PIB do ‌quarto trimestre, que foi adiada pela paralisação recorde ⁠de 43 dias do governo.

Publicidade

O relatório deve destacar uma expansão econômica sem criação de empregos, bem como uma economia em forma de "K", na qual as famílias de renda mais alta estão indo bem, enquanto os consumidores de renda mais baixa ‌enfrentam dificuldades em meio à inflação elevada causada pelas tarifas ‌de importação e à ⁠estagnação do ⁠crescimento dos salários. Essas condições criaram o que os economistas e os ⁠oponentes do presidente Donald ‌Trump chamam de crise ‌de acessibilidade.

"Terminaremos o ano ainda com um tom sólido em termos de crescimento, mas isso não se traduz realmente em uma sensação tão boa quanto parece no papel ⁠para a maioria dos norte-americanos", disse Diane Swonk, economista-chefe da consultoria KPMG.

O PIB provavelmente aumentou a uma taxa anualizada de 3,0% no último trimestre, após acelerar a um ritmo de 4,4% no trimestre de ‌julho a setembro, de acordo com uma pesquisa da Reuters com economistas. A pesquisa, no entanto, foi concluída antes dos ⁠dados divulgados na quinta-feira que mostram alta do déficit comercial para o maior nível em cinco meses em dezembro.

A segunda deterioração mensal consecutiva do déficit comercial levou o Federal Reserve de Atlanta a reduzir sua estimativa do PIB de 3,6% para 3,0%.

Publicidade

O Escritório Orçamentário do Congresso, órgão apartidário, estimou que a paralisação do governo reduziria em 1,5 ponto percentual o PIB do quarto trimestre devido à diminuição dos serviços prestados pelos funcionários federais, à redução dos gastos federais com bens e serviços e à redução temporária dos benefícios do Programa de Assistência Nutricional Suplementar.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações