A perspectiva de que o banco central Europeu (BCE) poderia aumentar as taxas de juros este ano é apenas um equívoco "fantasioso", disse o presidente do Banco da França, François Villeroy de Galhau, na segunda-feira.
O BCE manteve suas taxas de juros estáveis em sua última reunião de política monetária em dezembro e revisou para cima algumas de suas projeções de crescimento e inflação, aumentando as expectativas do mercado de que manterá sua taxa de referência de 2% estável por meses.
"Não se muda uma política monetária vitoriosa", disse Villeroy, que também é formulador de política monetária no BCE, em um discurso de Ano Novo para o setor financeiro de Paris, descrevendo qualquer conversa sobre aumentos nas taxas como um "equívoco".
"A menos que ocorra um choque improvável, essa é uma teoria fantasiosa", disse ele, citando os números do núcleo da inflação, a moderação salarial, a possível desvalorização do dólar e um influxo de importações chinesas baratas.
Voltando-se para as finanças públicas da França, Villeroy instou a classe política a reduzir o déficit orçamentário do setor público para pelo menos 5% do PIB este ano.