'Conteúdo nacional é nossa vantagem competitiva'

Sem intenção de atuar fora do País, Globoplay decide concorrer diretamente com as gigantes do streaming

20 mai 2019 - 04h10

Líder do mercado brasileiro de televisão, a Rede Globo se vê em uma situação diferente do que se refere no setor de streaming, no qual precisa brigar com gigantes globais como Netflix, Amazon e HBO (parte da Warner Media, controlada pela AT&T). Para se defender de concorrentes com bilhões de dólares para investir, a empresa aposta em um trunfo: as produções locais.

Desde 2017 à frente da "virada" do Globoplay - que deixou de ser um "espelho" da TV Globo para ter um cardápio próprio de conteúdo -, o executivo português João Mesquita afirma que a briga pelo mercado brasileiro não é só "questão de dinheiro". "Produzimos há muito tempo novelas, séries e minisséries de sucesso para o público brasileiro", diz.

Publicidade

Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista:

Quando o Globoplay decidiu deixar de ser 'espelho' da TV Globo para se tornar um serviço de streaming para rivalizar com gigantes internacionais?

A decisão foi tomada em 2017. Em 2018, começamos a focar em contratos de aquisição e nas novas plataformas de vídeo e cobrança. O conteúdo internacional estreou em agosto do ano passado, com a série The Good Doctor. Mas foi apenas uma experiência. O grosso desse conteúdo novo veio no primeiro trimestre deste ano.

É um movimento recente.

Publicidade

Sim, e feito passo a passo. Não houve um dia em que a pessoa abriu o Globoplay e viu o site cheio de conteúdo internacional. A cada semana, vai haver coisas novas para o cliente.

A prioridade é para séries exclusivas para o Brasil?

Como em qualquer plataforma de streaming, exclusividade é fundamental. Então, há um esforço nesse sentido. Mas não teremos só conteúdos exclusivos, porque o consumidor precisa também de variedade.

O que convence o consumidor a pagar pelo serviço?

Não há dúvida que a conversão é determinada pelo conteúdo exclusivo, de muito valor para o assinante. No nosso caso, são séries de valor agregado, como The Good Doctor e Deadly Class. A manutenção da pessoa ao longo do tempo, no entanto, reflete os demais conteúdos. E essa é uma grande diferenciação em relação às plataformas globais. O fato de pertencermos ao maior grupo de mídia no Brasil, com experiência em TV aberta e fechada, nos dá acesso a conteúdos que não são exclusivos, mas que prestam um serviço ao consumidor.

Como assim?

Publicidade

O fato de a gente deixar disponível a novela para que as pessoas assistam em outro momento ajuda a justificar a assinatura. Com Órfãos da Terra (novela das 18h), fizemos a experiência de liberar capítulos 24h antes da exibição na TV.

O conteúdo de TV aberta é diferente do que se vê em serviços premium, como 'Game of Thrones' e 'The Crown'. O Globoplay terá mais produções próprias?

Na TV, há busca pelo máximo de audiência para ajudar a venda de publicidade. No streaming, há espaço para produtos de nicho, até porque não há amarras de classificação indicativa. Podemos arriscar em conteúdos com mais violência, drama e sexo, que não caberiam no horário de 21h. Ao mesmo tempo, ao encomendar um produto, temos a preocupação de que ele não fique necessariamente restrito a uma plataforma. É possível fazer algo pensando no Globoplay, com cortes para eventual exibição na TV.

Mas passar na Globo não acaba sendo uma 'propaganda' para o Globoplay?

Temos usado essa estratégia, desde que esteja no target de público da emissora. Podemos passar o primeiro episódio na Globo, divulgando série que está na íntegra no Globoplay.

No Rio2C, vocês falaram de 'Aruanas' e da nova temporada de 'Sessão de Terapia'. São produtos exclusivos do Globoplay?

Publicidade

São conteúdos inéditos e exclusivos por um longo período no Globoplay. Quando acharmos que faz sentido, essas séries poderão ser exibidas na TV - Aruanas, na TV Globo, e Sessão de Terapia, no GNT. Mas nada está escrito em pedra. A segunda temporada de Ilha de Ferro, com Cauã Reymond, já está para chegar no Globoplay, mas a primeira ainda não tem previsão de exibição na Globo.

A Netflix anunciou 30 novos filmes e séries no Brasil nos próximos dois anos. O Globoplay vai acelerar as produções originais?

O grupo, via TV Globo e Globosat, produz muito mais do que isso. Mas o universo de produções exclusivas para o Globoplay vai aumentar. HBO e Netflix juntas não têm nosso volume de produção nacional. Por muito tempo, essa será uma vantagem competitiva, tanto pela quantidade quanto pela qualidade. Não basta produzir 30 séries novas, é preciso que algumas delas funcionem. E nós produzimos há muito tempo novelas, séries e minisséries de sucesso para o público brasileiro. A questão não é só dinheiro.

É possível criar uma força local em um cenário em que as gigantes do streaming se tornam cada vez maiores?

Nossa grande vantagem é a produção orientada para o mercado brasileiro. De forma fria, uma operação global de streaming tem mais chances de sucesso do que uma regional. Em teoria, estaríamos em desvantagem. Por sorte, o Brasil é um país continental e dá para ganhar escala aqui dentro. Podemos construir escala para sermos rentáveis no mercado nacional, concorrendo com operações globais.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se