A confiança dos investidores da Alemanha aumentou mais do que o esperado em dezembro, informou o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira, já que as expectativas sobre a situação econômica do país estão melhorando.
O índice subiu para 45,8 pontos em dezembro. Analistas consultados pela Reuters esperavam que a leitura de dezembro aumentasse ligeiramente para 38,7 pontos em relação aos 38,5 do mês passado.
"Após três anos de estagnação econômica, as chances de uma recuperação da economia são boas, e isso se reflete na confiança", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.
Ele disse que a política fiscal expansionista dará um novo impulso à economia alemã.
O governo da Alemanha aprovou aumento nos gastos públicos voltados para a defesa e a infraestrutura, na esperança de preencher lacunas em áreas de investimento há muito negligenciadas e, ao mesmo tempo, tirar a economia de uma recessão de dois anos.
Embora as expectativas tenham melhorado, a avaliação da situação econômica atual caiu para -81,0 pontos, de -78,7 pontos no mês anterior.
"A recuperação continua frágil", disse Wambach, apontando para conflitos comerciais, tensões geopolíticas e fraqueza dos investimentos.