É possível pagar o IPVA atrasado emitindo a guia com juros no Detran ou Secretaria da Fazenda do Estado, evitando multa, nome sujo e apreensão do veículo, com possibilidade de parcelamento dependendo das regras estaduais.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual que incide sobre os proprietários de veículos - com algumas exceções.
Por ser cobrado pelos Estados brasileiros, cada um terá um calendário para início do pagamento, assim como alíquotas diferentes para os veículos. Ou seja, é possível que o dono de um mesmo carro pague um imposto menor ou maior a depender de onde mora.
Os calendários de pagamento do imposto já foi liberado pelos Estados e deve ser procurado pelo contribuinte. Porém, caso você se esqueça de pagar o imposto, ainda é possível regularizar sua situação.
Como pagar o IPVA atrasado?
Para pagar o tributo em atraso, é preciso procurar o Detran local ou a Secretaria da Fazenda do seu Estado. O contribuinte precisa ter em mãos o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) do veículo para emitir a guia de pagamento.
O boleto já virá com os juros incidentes pelo atraso.
Como consultar o valor do IPVA atrasado?
Da mesma forma como explicado acima, para saber se o seu IPVA está atrasado, é preciso consultar com o Detran local ou a Secretaria da Fazenda de seu Estado. A consulta, normalmente, pode ser feita online.
O que acontece se não pagar o IPVA?
O condutor que for pego dirigindo um veículo sem ter pago o IPVA terá que pagar multa e juros, ficará com nome sujo, não poderá licenciar o veículo e terá o veículo apreendido até que o imposto seja pago.
O valor da multa e juros varia também de Estado para Estado. Em São Paulo, por exemplo, é cobrado 0,33% sobre o IPVA por dia de atraso. Além disso, quando o nome do proprietário entra na inadimplência, o teto da multa pode chegar a 40% do valor do imposto no Estado.
Posso parcelar o IPVA atrasado?
Da mesma forma, a opção de parcelamento do IPVA atrasado vai depender das regras de cada Estado. Quando o imposto ainda está sendo cobrado de forma regular, há, sim, essa alternativa, mas alguns Estados oferecem desconto a quem opta por pagar o tributo à vista.
Dicas para evitar o atraso do IPVA
O IPVA é um tributo anual que precisa fazer parte do cronograma de finanças dos condutores de veículos brasileiros.
É importante que, ainda no ano anterior, o proprietário do veículo procure o calendário de pagamento do IPVA para definir se vale a pena pagá-lo à vista ou parcelado.
Na maioria das vezes, o desconto oferecido a quem quita a dívida de uma vez vale a pena.