Oferecimento

China diz que espera ação da Holanda para resolver crise da Nexperia

8 nov 2025 - 14h30

O governo chinês disse neste sábado que está esperando por ações concretas da Holanda para resolver uma disputa sobre a fabricante de chips Nexperia, que levou à escassez de chips da empresa e ameaçou a produção de automóveis.

O Ministério do Comércio da China disse que concordou com um pedido holandês para enviar representantes a Pequim para conversas sobre a Nexperia, que tem sede na Holanda mas é de propriedade da empresa chinesa Wingtech.

Publicidade

"Estamos conduzindo conversações construtivas (com a China) e tomaremos as medidas construtivas apropriadas quando for necessário", disse um porta-voz do Ministério de Assuntos Econômicos da Holanda em resposta no sábado.

"Neste momento, não podemos discutir o conteúdo das conversas em andamento."

A Holanda interveio na Nexperia, um dos principais fabricantes de chips básicos usados nos sistemas elétricos de carros, em 30 de setembro, dizendo que precisava fazer isso para impedir que a empresa transferisse a produção da Europa para a China. A China respondeu bloqueando a exportação dos produtos acabados da empresa em 4 de outubro, o que levou à escassez.

A China começou a oferecer às montadoras isenções às restrições de exportação, caso a caso, após um acordo com os EUA.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se