BNDES pré-seleciona 12 fundos para distribuição de crédito a pequenas empresas

3 ago 2020 - 20h07
(atualizado às 20h35)

Doze fundos foram pré-selecionadas pelo BNDES para distribuir um fundo de crédito para micro, pequenas e médias empresas, e 10 deles devem ser escolhidos, afirmou o banco nessa segunda-feira.

08/01/2019. REUTERS/Sergio Moraes
08/01/2019. REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Reuters

Dentre as propostas pré-selecionadas estão Cielo, PagSeguro, e Magazine Luiza e as fintechs Finpass e Biz Capital. A expectativa é que essa capilaridade ajude os recursos chegarem mais facilmente às pequenas empresas.

Publicidade

O BNDES vai por meio dos fundos apoiar com até quatro bilhões de reais soluções que ofereçam empréstimos por meios alternativos para pequenos negócios.

A chamada pública atraiu 73 fundos interessados.

"O BNDES está ativamente buscando iniciativas para melhorar a economia. A iniciativa dos FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) é uma inovação e ela vai neste contexto", disse o diretor de participações, mercado de capitais e crédito indireto do BNDES, Bruno Laskowsky.

Dos fundos escolhidos, metade propõe oferecer crédito a partir de plataformas eletrônicas. O BNDES prevê que o limite individual de crédito seja de até 200 mil reais por cliente, com 75% das operações tendo prazo a partir de nove meses, incluindo 60 dias de carência, e que o custo final para o cliente seja inferior a 3,5% ao mês.

Publicidade

Já os outros fundos pretendem usar plataforma eletrônica própria ou de parceiras, como fintechs, por exemplo. Nesse grupo, as operações de crédito poderão ser de até 20 milhões de reais, com 75% das delas devendo ter prazo a partir de 12 meses, com 60 dias de carência e custo final menor do que 4% ao mês.

Segundo o BNDES, os 12 fundos passarão por análise, com até 10 deles podendo ser escolhidos. A expectativa é que comecem a ser contratados em setembro.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se