Oferecimento

Bilhete 'Pra Já' revoluciona o transporte na Região Metropolitana de Belém e marca início da operação do BRT Metropolitano

Sistema, desenvolvido pela Autopass, permitirá mais de 3,8 milhões de transações mensais e geração de 150 empregos locais

10 nov 2025 - 17h13
(atualizado às 17h18)
Resumo
O novo sistema de bilhetagem "Pra Já" foi lançado no BRT Metropolitano da Região Metropolitana de Belém, modernizando o transporte público com mais de 3,8 milhões de transações mensais previstas e gerando 150 empregos locais.
Foto: Divulgação

A Autopass, referência em soluções de mobilidade e a quarta maior empresa de bilhetagem do mundo, anuncia o lançamento do “Pra Já”, novo sistema de bilhetagem que será utilizado exclusivamente no BRT Metropolitano, serviço de mobilidade desenvolvido pelo Governo do Pará para interligar os municípios de Castanhal, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém. 

O lançamento representa um marco na modernização do transporte público da Região Metropolitana de Belém, combinando tecnologia, praticidade e acessibilidade para os passageiros  e reforçando a preparação da capital para a COP30, que colocará a cidade no foco mundial.

Publicidade

 A operação abrangerá 419 validadores instalados em 265 ônibus, 32 estações e 2 terminais, com um volume estimado de 3,8 milhões de transações mensais. Além da tecnologia embarcada, a Autopass também investe em infraestrutura, gestão e atendimento, gerando mais de 150 postos de trabalho locais, entre bilheteiros, operadores e técnicos de suporte.

Com o novo sistema, os usuários poderão escolher entre três formas de embarque ao transporte:

Bilhete digital (QR Code), disponível para compra com Pix no aplicativo Pra Já Metropolitano. O App já está disponível na Play Store para usuários de Android e, em breve, será disponibilizado também para iOS.

Bilhete físico, disponível para compra com dinheiro nas nas bilheterias dos terminais de Marituba e Ananindeua, e em breve nas bilheterias das estações do BRT Metropolitano;

Cartão físico Pra Já, que já pode ser adquirido e recarregado apenas fisicamente, nas bilheterias dos terminais de Marituba e Ananindeua. Em breve será possível realizar a recarga através do App Pra Já Metropolitano e nas bilheterias das estações do BRT Metropolitano.

Informações sobre os Cartões Pra Já

Os Cartões Pra Já, nas modalidades Comum e Escolar, já podem ser emitidos nos pontos de atendimento localizados nos terminais de Ananindeua e Marituba. Para maior comodidade, o agendamento do atendimento pode ser feito pelo link https://linktr.ee/prajametropolitano.

No momento da solicitação, é necessário apresentar os documentos obrigatórios para cada tipo de cartão, como:

Publicidade

Documento original de identificação com foto ou certidão de nascimento;

CPF;

Comprovante de residência;

Documento oficial fornecido pela instituição de ensino, válido até 30 dias após a emissão, que comprove a matrícula do estudante no ano letivo — no caso de Escolar. Lembrando que para menores de idade, é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis legais

 Já os trabalhadores que utilizam o Vale-Transporte (VT) devem procurar o RH da empresa em que trabalham, que será responsável por realizar o cadastro, emissão dos cartões e a solicitação do benefício junto ao sistema.  A nova operação, iniciada em 1º de novembro de 2025, já está conectando diferentes regiões com mais rapidez e conforto. Para dar andamento ao processo, as empresas devem realizar o cadastro na plataforma TClient - ambiente no qual, em breve, será possível solicitar os cartões de transporte dos colaboradores e efetuar mensalmente a compra dos créditos de vale-transporte. O cadastro pode ser feito por meio deste link. As empresas receberão até o dia 14 de novembro um comunicado com orientações detalhadas sobre o processo de solicitação e os próximos passos.

 A partir do dia 22 de novembro, será iniciada a emissão dos Cartões Sênior (Idoso) e Especial (PCD). Enquanto isso,  Enquanto isso, os passageiros com direito à gratuidade podem continuar utilizando os expressos e linhas alimentadoras, apresentando o RG ou a Carteirinha Passe Fácil com o benefício registrado.

Integração entre linhas

Os passageiros que desembarcarem em um dos terminais acesso direto aos expressos e às linhas alimentadoras, sem necessidade de pagar uma nova passagem. Já os embarques fora dos terminais e estações do BRT implicam o pagamento de uma nova tarifa.

É importante destacar que o cartão Pra Já é exclusivo do novo sistema de bilhetagem e não possui integração com o cartão atualmente utilizado no transporte de Belém. No BRT Metropolitano, apenas o Pra Já (bilhete QR Code ou cartão) será aceito.

Publicidade
Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações