A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) solicitou esclarecimentos à Enel SP sobre o desempenho da distribuidora na recomposição do fornecimento de energia elétrica após um ciclone extratropical gerar uma forte ventania que levou à interrupção do fornecimento de energia para milhões de pessoas no estado de São Paulo nesta quarta-feira.
Em nota, o órgão solicita à Enel uma descrição detalhada do evento, abordando os aspectos técnicos gerais, além da comprovação de que a companhia possui estrutura compatível com a dimensão e a complexidade da área sob concessão.
A ventania desta quarta-feira prejudicou o fornecimento de energia elétrica para cerca de 2 milhões de consumidores da região metropolitana de São Paulo, ou 31,2% do total de clientes atendidos pela distribuidora local da Enel.
Com rajadas de mais de 80 km/h, a ventania se deu por conta da entrada de um ciclone extratropical vindo da região Sul, fazendo com que a rede elétrica fosse atingida por objetos e galhos, além da queda de árvores, apontou a empresa mais cedo.