Ações de Hong Kong começam 2026 em alta com avanço do setor de tecnologia

2 jan 2026 - 06h25

As ações de Hong Kong começaram 2026 no positivo e atingiram o maior nível em um mês e meio, com o otimismo renovado em relação ao setor doméstico de inteligência artificial da China impulsionando o mercado.

No ‌fechamento, o índice de referência Hang Seng subiu 2,8%, para 26.338,47, atingindo seu nível mais alto desde 17 ‌de novembro.

Publicidade

O índice do setor de tecnologia liderou os avanços do pregão com um salto de 4%, seu melhor desempenho em um único dia desde setembro, enquanto o índice de inteligência artificial (IA) se valorizou 3,7%.

A DeepSeek publicou um novo artigo no início desta semana mostrando uma maneira mais barata de desenvolver IA, reacendendo o otimismo em ‍relação às capacidades tecnológicas chinesas.

As ações do fabricante chinês de chips de IA, Shanghai Biren Technology , fecharam em alta de 76% em sua estreia em Hong Kong, também ressaltando o otimismo dos investidores em relação ao setor.

"As narrativas sobre tecnologia de IA ainda serão o tema principal ao ‌longo do ano", com o DeepSeek continuando a catalisar uma reavaliação dos ‌ativos chineses, disseram analistas da Guolian Minsheng Securities em uma nota.

Publicidade

"Acreditamos que 2026, especialmente o primeiro semestre, continuará favorável para as ações de Hong Kong, dada a fraca recuperação econômica doméstica em curso, o ciclo de flexibilização do Fed e os novos catalisadores do setor", disseram eles.

Entre outros destaques da sexta-feira, a fabricante de chips Hua Hong Semiconductor fechou em alta de 9,4%, atingindo seu maior valor desde 20 de novembro e ampliando os ganhos recentes depois que a empresa anunciou um acordo que aumentaria ainda mais a capacidade de fundição de wafer.

A operadora de mecanismos de busca Baidu subiu 9,4%, atingindo o nível mais alto desde setembro de 2023. Os gigantes da internet Alibaba e Tencent ganharam mais de 4%.

Os mercados de ações da China continental ficaram fechados nos dias 1 e 2 de janeiro para o feriado de Ano Novo e retomarão as negociações na segunda-feira, 5 de janeiro.

Publicidade

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei não abriu.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 2,76%, a 26.338 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC não teve operações.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, permaneceu fechado.

. ‌Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 2,27%, a 4.309 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,33%, a 29.349 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,37%, a 4.663 pontos.

. Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,15%, a 8.727 pontos.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações