5 filmes que são fonte de inspiração para empreendedores

Especialista em marketplaces lista grandes sucessos do cinema que servem de exemplo para quem empreende

2 ago 2022 - 06h10

Os pequenos e médios negócios mantiveram o crescimento no primeiro semestre de 2022, com e-commerces faturando mais de R$ 1 bilhão, segundo dados da Nuvemshop. O crescimento foi de 20% em relação ao primeiro semestre de 2021. Considerando que o ambiente não é muito favorável ao empreendedorismo no Brasil, nem sempre é fácil encontrar inspiração para empreender.   

Uma forma de buscar inspiração pode ser o cinema. Existem filmes que atualmente estão em serviços de streaming e podem muito bem ser essa inspiração. É exatamente o que defende Alexandre Nogueira, CEO da Universidade Marketplaces, plataforma especializada em cursos para marketplaces. 

Publicidade

“A inspiração pode ajudar o empreendedor a buscar novas estratégias ou metodologias capazes de auxiliar no crescimento e desenvolvimento profissional. Nada melhor do que conhecer exemplos de sucesso para se motivar e decolar nos próprios negócios. Foi o que eu fiz nesse último mês e montei essa lista com os filmes que acredito serem essenciais para o bom empreendedor se inspirar”, comenta Alexandre. 

Confira 5 filmes que o especialista aconselha a dar o play como fonte de inspiração para empreender.

Foto: Divulgação

Fome de Poder (O Fundador) 

Disponível: HBO Max

Lançada em 2016, a biografia não autorizada conta a incrível história de sucesso do vendedor Ray Kroc, interpretado por Michael Keaton. Depois de notar uma movimentação de clientes incomum na lanchonete dos irmãos McDonald’s no sul da Califórnia, Kroc encontra nela uma forma de criar uma das principais redes de fast food do mundo. 

Publicidade

“Um dos pontos altos do longa é a forma de Kroc aplicar estratégias duvidosas para afastar os irmãos da lanchonete e criar o império sozinho”, diz Alexandre.  

Foto: Divulgação

À Procura da Felicidade 

Disponível: HBO Max e Netflix

Lançado em 2007, esse ainda é um dos filmes mais assistidos por quem busca histórias inspiradoras. 

“No drama baseado em fatos reais, Chris Gardner, interpretado por Will Smith, passa por sérias dificuldades e problemas financeiros, sendo abandonado pela sua esposa e tendo que criar seu filho Christopher sozinho, morando em abrigos públicos, enquanto usa sua estratégia de vendedor para conquistar um emprego.”

Foto: Divulgação

Coco, Antes de Chanel 

Disponível: Telecine

Um exemplo de empreendedorismo feminino, Coco, antes de Chanel é outro drama baseado em fatos reais que conta a história de Coco Chanel, interpretada por Audrey Tautou. 

Publicidade

“A jovem tem um talento incrível para costura e se inspirou nas roupas de seu amante para criar uma sofisticada linha feminina, lutando contra críticas e intimidações machistas e se tornando uma das principais referências na moda parisiense”, diz o especialista.

Foto: Divulgação

Jobs 

Disponível: Netflix e Paramount+

Também baseado em fatos reais, Jobs é um drama sobre Steve Jobs, inventor e empresário americano e um dos fundadores da gigantesca Apple. Interpretado por Ashton Kutcher, o longa narra a vida do gênio desde sua fase hippie, até o sucesso com os produtos eletrônicos. 

“O foco principal do filme está nas batalhas que Jobs enfrenta para tirar suas ideias do papel, lançando seu primeiro produto dentro de sua garagem até atingir fama mundial.”

Foto: Divulgação

Walt Antes do Mickey 

Disponível: Amazon Prime Video, Look, NetMovies, Vix, Pluto TV

Para encerrar nossa lista, temos o drama Walt antes do Mickey, também baseado em fatos reais. 

Publicidade

“Neste filme, nos aproximamos mais de Walt Disney, interpretado por Thomas Ian Nicholas, e podemos acompanhar sua carreira de sucesso e sua busca constante para aperfeiçoar seu trabalho, buscar uma equipe e então criar uma das mais famosas e fortes marcas que temos até hoje, Disney, por meio de seu maior sucesso: Mickey Mouse”, finaliza Alexandre.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações