Yasmin chamou Davi de ‘psicopata’: psiquiatra explica o que é o grave distúrbio

Usar doenças mentais para insultar ou excluir alguém é um preconceito que precisa ser combatido na sociedade

5 mar 2024 - 14h50

Revoltada após Davi dizer que ela é “inútil no jogo”, Yasmin o definiu como “psicopata”. Dita no calor da raiva, a ofensa se mostra duplamente problemática. Somente um médico psiquiatra pode fazer o diagnóstico de psicopatia. 

Além disso, usar um transtorno mental como xingamento configura psicofobia. Trata-se do “estigma e preconceito contra os padecentes de doenças mentais”, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Publicidade

As atitudes às vezes impulsivas de Davi e a definição inadequada feita por Yasmin podem induzir o telespectador leigo a acreditar que o competidor do ‘BBB24’ seja mesmo portador de algum transtorno. 

“A pessoa chama de psicopata, paranoico, neurótico e obsessivo, em linguagem popular, para insultar o outro. Na verdade, a psicopatia ou transtorno de personalidade antissocial é uma alteração da forma básica da pessoa ser”, explica o psiquiatra e psicanalista Mario Eduardo Costa Pereira, professor na UNICAMP, na Universidade Provence Aix-Marseille I, na França, e na Casa do Saber.

“Começa geralmente na infância e adolescência, embora o diagnóstico só seja possível na vida adulta. É uma alteração da personalidade. O sujeito não leva o outro em conta de fato. Tem uma relação totalmente instrumental com os demais. Ele se serve dos outros sem qualquer escrúpulo.” 

Segundo o médico, o psicopata não leva em conta as leis sociais, morais e éticas, nem se importa com o sofrimento alheio. “Ele pode fingir empatia e respeito apenas para obter o melhor resultado. Mantém relação com os outros unicamente para extrair sua própria satisfação, sem o ideal humano.” 

Publicidade

Costa Pereira diz que a pessoa com psicopatia pode facilmente ter problemas com a polícia e a Justiça por agir sem considerar o dano a uma pessoa ou à sociedade. “Demonstra total indiferença em relação ao que pode acontecer com o próximo, então é por isso que ele recebe essa designação de antissocial. Basicamente, não aplica os aspectos moral, ético e afetivo para modular sua vida cotidiana.”

Davi e Yasmin: a inimizade no jogo gera troca de ofensas carregadas de preconceito
Davi e Yasmin: a inimizade no jogo gera troca de ofensas carregadas de preconceito
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Transtornos mentais são usados para insultar as pessoas, diz o médico psiquiatra Mario Eduardo Costa Pereira
Foto: Camila Delmondes/FCM Unicamp
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se