Assim como Faustão, dono da Globo ficou na fila de transplante e teve vida salva 

Frequentemente, emissora exibe matérias sobre a importância da doação de órgãos

27 fev 2024 - 21h34
(atualizado em 28/2/2024 às 18h12)

Ex-apresentador número 1 da Globo, Fausto Silva compartilha com um dos proprietários do canal a gratidão à Central de Transplantes de São Paulo. Ambos tiveram a vida salva por órgãos recebidos em hospitais na capital paulista. 

Na segunda-feira (26), Faustão ganhou um novo rim 183 dias após a cirurgia que deu a ele novo coração. As duas operações ocorreram no Hospital Israelita Albert Einstein. O artista, de 73 anos, passa bem. 

Publicidade

Em março de 2020, Roberto Irineu Marinho, então com 72 anos, foi submetido a um transplante de fígado no Hospital Sírio-Libanês. O filho mais velho do jornalista Roberto Marinho, fundador da TV Globo, sofria de cirrose hepática não-alcoólica. 

O apresentador e o empresário foram colocados na fila única, onde o poder financeiro e a fama não têm qualquer valor. Respeita-se a gravidade do estado do paciente, sua condição clínica para enfrentar o procedimento e a compatibilidade com o doador. 

Rim é o órgão que tem maior lista de espera; Faustão aguardou 2 meses Rim é o órgão que tem maior lista de espera; Faustão aguardou 2 meses

Obviamente, em ambos os casos, surgiram nas redes sociais questionamentos a respeito da idoneidade moral de quem controla a fila. 

Publicidade

A desconfiança é até compreensível, haja vista a corrupção sistêmica no país, mas nunca houve registro de irregularidade. O Ministério da Saúde afirmou em nota que a definição de quem receberá um órgão segue “critérios técnicos”.  

O jornalismo da Globo sempre deu espaço à conscientização sobre a importância de ser doador de órgãos. Depois do transplante de Roberto Irineu Marinho, as matérias em telejornais se tornaram ainda mais frequentes. Valiosa prestação de serviço que aumenta a esperança dos milhares de brasileiros à espera de um transplante. 

Fausto Silva e Roberto Irineu: pacientes famosos de um eficiente sistema de transplantes, apesar da longa fila causada pelo número insuficiente de doares de órgãos
Fausto Silva e Roberto Irineu: pacientes famosos de um eficiente sistema de transplantes, apesar da longa fila causada pelo número insuficiente de doares de órgãos
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se