Patrocínio

Ministério da Justiça diz que "As Aventuras de Rin Tin Tin" são impróprias para crianças

6 ago 2021 - 18h57
Foto: Divulgação/ABC / Pipoca Moderna

O Ministério da Justiça do governo Bolsonaro negou à rede SBT um pedido para que a série clássica "As Aventuras de Rin Tin Tin" pudesse ser exibida à tarde.

A justificativa é que os 164 episódios da série de 1954, estrelada pelo cão mais famoso da televisão, contém "violência, atos criminosos e drogas lícitas" e, por isso, só podem ser exibidos após as 21 horas, para maiores de 14 anos, de acordo com uma portaria da Coordenação de Política Indicativa.

Publicidade

A reclassificação etária da série, que era exibida com Censura Livre às 15h30 durante o auge da ditadura militar no Brasil, foi revelada pela coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.

Na série, Rin Tin Tin é um cachorro da Cavalaria dos Estados Unidos, sediada no Forte Apache. Seu melhor amigo era o cabo Rusty (Lee Aaker, que faleceu neste ano), um menino de 11 anos que perdeu os pais em um ataque dos índios e foi adotado pelo regimento, tornando-se uma espécie de mascote.

Durante sua exibição no Brasil, a série fez tanto sucesso que deu origem a um popular brinquedo: o Forte Apache, objeto de desejo de 10 entre 10 meninos da geração baby boomer brasileira.

Publicidade

Detalhe: nenhum episódio mostra Rin Tin Tin como cão farejador de drogas contra um cartel perigoso de narcotraficantes.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se