As cenas de ‘Chespirito: Sem Querer Querendo’, da HBO Max, em que Roberto Gómez Bolaños é maltratado pelo comediante Gaspar Henaine, o Capulina, geraram forte repercussão no México.
“Momento complicado, marcado por humilhações e um ambiente de trabalho hostil”, define o site TV y Novelas. Depois, eles teriam superado as divergências e mantido amizade até o fim da vida.
Como a série foi criada por um dos filhos dele, Roberto Gómez Fernández, a veracidade dos fatos não é questionada. O script seria baseado em relatos do próprio criador do Chaves e Chapolin.
Mas a viúva, Florinda Meza, que protestou por não participar do projeto, afirmou que há inverdades na série. Essa postura suscitou polêmica e deu ainda mais publicidade aos episódios.
De 1952 a 1969, Bolaños atuou nos bastidores de programas de TV. Somente no começo da década de 1970 se projetou nacionalmente no vídeo, primeiro como Chapolin Colorado e, depois, na pele do Chaves. Ele morreu aos 85 anos em 2014. Deixou fortuna equivalente a R$ 350 milhões.