Sempre que Ilze desce do telhado, Roma desanda 

Correspondente já citou “trauma de férias” por acontecimentos históricos interromperem seu descanso

19 fev 2025 - 13h30

É no terraço de um prédio perto da Praça Navona, em Roma, de onde Ilze Scamparini grava a maioria de suas matérias para a Globo. 

O imóvel fica perto do Palazzo Pamphili, a construção de arquitetura barroca onde fica a Embaixada do Brasil na Itália. 

Publicidade

A cúpula que aparece ao fundo nas imagens com a correspondente é a da Igreja Sant’Agnese in Agone (Santa Inês da Agonia). 

São raras as vezes em que Ilze sai às ruas para gravar com seu colega de trabalho, o cinegrafista Maurizio della Costanza. Por isso, gerou memes sobre quase nunca “descer do telhado”. 

Em entrevista a ‘O Globo’, em 2013, a jornalista comentou sobre os “traumas das férias”. Em várias ocasiões, quando estava no período de descanso, ela foi surpreendida com acontecimentos históricos. 

A primeira foi em março de 1985. Ilze ainda não morava em Roma, mas estava passeando na cidade quando viu pela TV o vice eleito José Sarney assumir a Presidência no lugar de Tancredo Neves, hospitalizado. Ela era próxima do político mineiro, que morreu pouco depois. 

Publicidade

Em fevereiro de 2013, a correspondente curtia férias no Brasil quando o papa Bento XVI anunciou que renunciaria. Acionada pela Globo, ela arrumou as malas e voltou às pressas para a capital italiana, onde assumiu a cobertura. 

O Pontífice alemão mudaria sua agenda novamente em 31 de dezembro de 2022. Ilze estava de folga quando o Vaticano anunciou a morte dele. A jornalista retomou o trabalho. Na internet, muitas brincadeiras sobre o papa emérito ter estragado a ceia de Réveillon da jornalista. 

Agora, após participar de festas de pré-Carnaval na casa de amigos, no Rio e em Búzios, a veterana viu a internação e o agravamento do quadro de saúde do papa Francisco. A Globo precisou enviar Murilo Salviano, de Londres, para cobrir a ausência dela.

Ilze com o crepúsculo de Roma ao fundo: jornalista faz falta nas matérias sobre o Vaticano
Ilze com o crepúsculo de Roma ao fundo: jornalista faz falta nas matérias sobre o Vaticano
Foto: Reprodução

Roma não é a mesma sem Ilze. Tão associada aos assuntos do Vaticano, ela ganhou o apelido – santa heresia! – de “a mulher do papa”.

A correspondente no terraço de seu prédio, onde grava as matérias para a Globo; ao fundo, no sofá, sua cachorrinha Pina
Foto: Reprodução
Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se