A forma como adultos se comportam dentro de casa vai muito além de regras, broncas ou discursos motivacionais. Na novela 'Três Graças', da Globo, por exemplo, Gerluce (Sophie Charlotte), a mocinha da história, faz de tudo para dar uma criação à sua filha, Joélly. Curiosamente, a menina engravidou aos 15 anos, assim como a cuidadora de idosos.
Para as crianças, o maior aprendizado vem da observação. É o que defendem especialistas em educação e comportamento infantil, entre eles, a educadora americana Esther Wojcicki, autora do best-seller 'Como Criar Pessoas Bem-Sucedidas'.
Esther não fala apenas de teoria. Ela é mãe de três filhas adultas e extremamente bem-sucedidas: uma médica, outra ex-CEO do YouTube e a terceira cofundadora e CEO da empresa de biotecnologia 23andMe.
Segundo ela, parte desse sucesso não está em métodos rígidos, mas nos comportamentos que os pais demonstram diariamente diante dos filhos.
A seguir, alguns dos principais pontos destacados pela educadora. Confira!
1. Admitir erros sem medo
Reconhecer que errou é uma das atitudes mais poderosas que um adulto pode ter na frente de uma criança.
Ao admitir falhas, os pais ensinam que errar faz parte da vida e que o fracasso não define ninguém, o que realmente importa é como lidamos com ele.
2. Manter o autocontrole emocional
Gritos, explosões de raiva e ofensas ensinam, ainda que sem intenção, que essa é uma forma aceitável de comunicação. Demonstrar calma, mesmo em momentos difíceis, ajuda as crianças a desenvolverem ...
Matérias relacionadas