SBT surpreende ao ultrapassar a Globo no Ibope em alguns momentos 

Vitórias pontuais sobre a poderosa emissora número 1 dão impulso ao canal de Silvio Santos para ser mais competitivo

17 mai 2024 - 12h41

Quem viveu a década de 1990 com os olhos na TV acompanhou a guerra entre Globo e SBT por audiência. Sempre líder, o canal de Roberto Marinho sofria com o avanço da emissora de Silvio Santos. 

Aos domingos, Faustão e Gugu disputavam convidados e cada décimo no placar do Ibope. A primeira versão brasileira de ‘Chiquititas’ impôs derrotas históricas ao ‘Jornal Nacional’. 

Publicidade

Na década seguinte, a Record cresceu e virou pedra no caminho do SBT. Desde então, as duas TVs raramente conseguiram superar a poderosa Globo. Uma delas foi em 2015, com a novela bíblica ‘Os Dez Mandamentos’. 

Hoje, o SBT – em terceiro lugar na aferição diária de público – consegue encostar e até ultrapassar a número 1 em alguns momentos. Aconteceu na noite de terça-feira (14), com o jogo Corinthians x Argentinos Juniors pela Conmebol Sul-Americana. 

O canal da Anhanguera se manteve no topo por 21 minutos, com 11,7 pontos de média, 1 ponto à frente da Globo. Parece pouco numericamente, mas é um resultado relevante. No geral, a transmissão atingiu mais de 12 milhões de pessoas. 

No dia 21 de abril, o ‘Domingo Legal’, apresentado por Celso Portioli, venceu a emissora carioca por 10 minutos consecutivos. Em 5 de maio, o programa repetiu a mesma façanha com igual tempo de liderança no ranking. 

Publicidade

Essas vitórias pontuais dão fôlego ao SBT, em fase de mudanças e testes na programação para aumentar a competitividade. O acirramento da concorrência entre as grandes redes pode gerar mais qualidade no conteúdo. O telespectador sai ganhando. 

Com outras atrações, o canal do clã Abravanel conquista o segundo lugar de audiência. Em datas recentes, ‘Programa do Ratinho’, ‘The Noite’, ‘Operação Mesquita’, ‘SBT PodNight’ e ‘SBT News’ conseguiram superar a Record.

Cleber Machado, da equipe de transmissão do futebol, e Celso Portioli, do 'Domingo Legal', ajudam o SBT a vencer eventualmente a Globo por alguns minutos
Cleber Machado, da equipe de transmissão do futebol, e Celso Portioli, do 'Domingo Legal', ajudam o SBT a vencer eventualmente a Globo por alguns minutos
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações