Pedro deixou o "BBB 26" em meio a acusação de importunação sexual contra Jordana e, de acordo com sua família, o vendedor sofreu um surto psicótico. O paranaense que perdeu o cachê com a Globo não estaria nem se lembrando da participação conturbada no reality e deve ser internado pela família em uma clínica de reabilitação.
A alegação levantada pelos parentes de Pedro fez surgir uma pergunta: qualquer pessoa pode passar por um surto psicótico? E o que acontece no cérebro de alguém que, realmente, passa por isso? Antes de mais nada é importante explicar que o surto psicótico acontece quando se rompe com a chamada "realidade compartilhada".
"Se estamos numa sala, vendo o mesmo vaso de plantas sobre a mesa, esta é uma realidade compartilhada. Já a pessoa em surto vive uma realidade particular que, para ela, é real. Por isso, é um equívoco tentar desconstruir o surto psicótico com argumentos racionais. Por exemplo: o indivíduo que acredita que tem um chip na cabeça, não vai ser curado com alguém tirando uma ressonância magnética e provando que não há nada lá. O paciente responderá que o chip é invisível. Estamos sempre perdendo a batalha quando vamos pela racionalidade", explica o psicólogo André Dória.
Surto psicótico pode gerar risco de vida
Em surto, o paciente pode ter a sensação de perseguição constante, sentir insegurança e medo. Há um grande risco de atentar contra a própria vida ou agredir outra pessoa. "Não por ser violento, mas apenas por estar se defendendo dentro da reali...
Matérias relacionadas