Quem acompanha 'Terra Nostra', na Faixa Especial da Globo, sabe que a novela é ambientada no início do século 19. Pois bem, o autor Benedito Ruy Barbosa retirou duas fases importantes da trama enquanto ela ainda estava no ar, em 2000.
A estratégia inicial previa três fases: uma seria entre 1890 e 1930; a segunda avançaria até 1960 e, por fim, a terceira etapa contaria a história dos personagens no ano 2000.
Se a novela original tem 221 capítulos, sem cortes, na ideia inicial teria 233. Outra grande mudança seria o reforço dos atores para as fases sequentes. Nomes como Tony Ramos, Carolina Dieckmann, Regina Duarte, Gabriela Duarte e Tarcísio Meira foram cogitados.
Quais seriam as mudanças em 'Terra Nostra'?
O enredo também mudaria: Giuliana (Ana Paula Arósio) perceberia que seu amor por Matteo (Thiago Lacerda) era impossível, e, assim, voltaria para Marco Antônio (Marcello Antony), e Matteo ficaria com Rosana (Carolina Kasting).
Já na terceira fase, a neta de Giuliana viveria um romance com o próprio primo, fruto de uma relação antiga dos protagonistas.
Diante do sucesso da novela, já no ar, a Globo e o novelista decidiram excluir o projeto com medo de rejeição do público por conta da troca de atores.
Assim, manteve o elenco original até o final, e Benedito precisou criar novos conflitos para sustentar a trama, o que deixou a novela mais arrastada com a famosa 'barriga'.
Por conta disso, o autor incluiu novos personagens, como podemos ver atualmente na reprise. Hortência (Claud...
Matérias relacionadas