Débora Duarte voltou ao centro das atenções graças à reprise de 'Terra Nostra'. Musa das novelas nos anos 60 a 80, a atriz reforçou sua notoriedade em um dos seus últimos papeis mais marcantes na telinha.
Maria do Socorro vive um dos momentos mais dramáticos da história. Mulher madura no fim do século XIX, ela enfrenta uma gravidez inesperada, um parto dificílimo e, logo depois, uma sequência assustadora de febre alta, dores intensas, delírios e a sensação constante de que a morte está próxima. Em cena, Débora entrega uma atuação poderosa, sensível e comovente, o que mudou até a visão do autor, Benedito Ruy Barbosa.
Em 1999, quando a novela foi exibida originalmente no horário das oito - hoje às nove -, o escritor chegou a planejar a morte de Maria do Socorro logo após o parto.
Mas o público reagiu. A comoção foi tanta que o autor voltou atrás e manteve a personagem viva até o fim da novela, consagrando ainda mais o trabalho da atriz.
Por onde anda Débora Duarte?
Depois disso, a atriz passou a fazer menos novelas, escolhendo participações pontuais. Seu último papel fixo em uma trama adulta foi em 'Babilônia' (2015).
Na Globo, reapareceu em uma participação especial em 'Um Lugar ao Sol' (2021). No ano passado, esteve no SBT, na novela infantil 'A Caverna Encantada', mostrando sua versatilidade e disposição para novos formatos.
Aos 76 anos, recém completados em 2 de janeiro, Débora Duarte segue ativa, principalmente no teatro, sua grande paixão. Ela participa de projetos culturai...
Matérias relacionadas