Manoel Carlos desistiu das novelas após fracasso de 2014 e teve obras inéditas ignoradas na Globo

Autor não conseguiu ver uma nova trama ser produzida e sua família processou a emissora por discordar de pagamentos

10 jan 2026 - 21h16
(atualizado às 21h16)

O autor Manoel Carlos, que morreu aos 92 anos neste sábado (10), passou a última década afastado da teledramaturgia. Não por vontade dele.

Maneco escreveu alguns projetos para a Globo. Apresentou, por exemplo, a proposta de uma continuação da minissérie ‘Presença de Anita’, sucesso em 2001.

Publicidade

Tentou emplacar outra minissérie, ‘Castelo de Areia’, inspirada no clássico filme ‘Um Lugar ao Sol’, sobre a ambição de subir na vida a qualquer preço.

O grande escritor viu as ideias serem engavetadas. Não conseguiu tirar nada do papel.

Aconteceu o mesmo, aliás, com outro gênio que morreu subaproveitado pela Globo, Gilberto Braga.

Manoel Carlos desistiu das novelas tradicionais ao fim de ‘Em Família’, em 2014. A produção teve Julia Lemmertz como a última Helena entre as nove. Ela é filha de Lilian Lemmertz, que interpretou a primeira Helena, em ‘Baila Comigo’, de 1981.

Publicidade

Baseada na rivalidade entre mãe e filha, a trama não agradou ao público e derrubou em 6 pontos a média de audiência na faixa das 9 da noite. Acabou encurtada em cerca de 40 capítulos.

Em setembro de 2025, o colunista Gabriel Vaquer, da ‘Folha’, informou que a família de Maneco estava processando a Globo por “falta de transparência da emissora em relação aos pagamentos por direitos autorais de obras do escritor”.

Após 13 novelas e algumas minisséries, a relação do genial dramaturgo com a emissora onde ele conquistou a consagração terminou sem final feliz.

Manoel Carlos no escritório de seu apartamento no Leblon, no Rio, e o crachá da Globo
Manoel Carlos no escritório de seu apartamento no Leblon, no Rio, e o crachá da Globo
Foto: Reprodução/Tributo Manoel Carlos/Globoplay
Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se