Há 15 anos, a Ucrânia lançou um reality show muito inusitado: colocou políticos na casa de pessoas pobres

'Nosso objetivo é mostrar a política real na vida real, como ela realmente é', declarou o diretor-geral da emissora de TV ucraniana.

5 dez 2025 - 10h42
Há 15 anos, a Ucrânia lançou um reality show muito inusitado: colocou políticos na casa de pessoas pobres.
Há 15 anos, a Ucrânia lançou um reality show muito inusitado: colocou políticos na casa de pessoas pobres.
Foto: Shutterstock / Purepeople

Um reality show de confinamento que expunha políticos à realidade do povo: parece esquete de um programa de comédia, mas aconteceu de verdade na Ucrânia. Em 2010, a emissora de TV 1+1 levou ao ar "Без мандата", ou "Sem Mandato" em tradução livre.

No reality, políticos viviam em casas de família de baixa renda, sem os privilégios que o dinheiro e a vida política trazem. Eles ficavam sem acesso às contas pessoais, sem carros oficiais e sem contato com amigos e familiares. A principal condição era que ninguém se conhecesse previamente.

Publicidade

Entre os perrengues enfrentados pelas autoridades, estava o precário sistema de saúde público do país - que, diga-se de passagem, ficou ainda mais defasado com a guerra que teve início em 2022. "Nosso objetivo é mostrar a política real na vida real, como ela realmente é", declarou o diretor-geral do canal Aleksandr Tkachenko, um dos responsáveis pelo projeto.

Após a imersão na "vida real", os políticos voltavam a seus gabinetes e encontravam soluções para os problemas apresentados pela família, com o objetivo de "demonstrar de verdade o que podem fazer por seus compatriotas", segundo a produtora.

REALITY SHOW FOI REFORMULADO COM CELEBRIDADES NO ANO SEGUINTE

O "Без мандата" foi ao ar em outubro de 2010. Gennadiy Kernes, Yevhen Chervonenko e Anatoliy Hrytsenko foram alguns dos nomes que toparam a empreitada. A produção, no entanto, teve trabalho durante a escalação. Diversos políticos rejeitaram o convite - feito, também, para a ex-primeira-ministra e lí...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Em entrevista há 15 anos, Rodrigo Faro surpreendeu ao revelar lugar inusitado de primeira relação sexual, aos 13: 'No banheiro do salão de festas'

Casado há 15 anos, Tirullipa tem 'relação secreta' com filha de ex-assessor, diz colunista. Veja mensagens vazadas!

Aos 66 anos, esse ator de 'História de Amor' surge irreconhecível; longe da TV há 12 anos, ele vive no Retiro dos Artistas e faz show em restaurante do RJ

Como está hoje Mara Carvalho, a Regina da novela 'A Viagem'? Ex-mulher de Antonio Fagundes se afastou da TV há 15 anos e tem namorado famoso

Há 20 anos, Grazi Massafera frustrava os fãs da Playboy com pedido bastante inusitado para os moldes da revista

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se