URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Globo faz cruzada contra as ‘fake news’ e os perfis falsos

Emissora demonstra preocupação com as acusações contra seu telejornalismo

13 mar 2018 - 12h05

Nas últimas semanas, o ‘Jornal Nacional’ exibiu algumas matérias a respeito do combate mundial às notícias falsas e aos perfis criados em redes sociais com o objetivo de propagar essas ‘fake news’.

Está evidente que a Globo promove uma campanha para evitar que essa praga virtual prejudique sua própria imagem.

Publicidade

Você, leitor, certamente já viu em sua ‘timeline’ do Facebook ou do Twitter montagens que colocam a emissora como ‘mentirosa’ e ‘golpista’, entre outras acusações.

William Bonner e Renata Vasconcellos, do ‘JN’: a Globo quer se blindar contra seus ‘haters’.
William Bonner e Renata Vasconcellos, do ‘JN’: a Globo quer se blindar contra seus ‘haters’.
Foto: Reprodução/Facebook @jornalnacional

Ou então links de matérias supostamente hospedadas em sites ligados à Globo com manchetes sensacionalistas e explicitamente inverídicas.

Há um forte sentimento anti-Globo circulando na internet – e muita gente compartilha material tóxico sobre o canal da família Marinho sem verificar a procedência e veracidade.

Ao usar seu principal telejornal numa cruzada contra a difamação digital, a emissora tenta antever o que vem por aí na campanha eleitoral.

Publicidade

Vários candidatos devem mirar artilharia contra o telejornalismo global, acusado por muita gente poderosa de não ser imparcial e apartidário.

Desde os protestos de junho de 2013, a Globo enfrenta uma onda de hostilidade nas ruas. Várias equipes de reportagem foram xingadas, ameaçadas e até atacadas fisicamente.

A ação dos ‘haters’ do canal na web alimenta esse ódio ideológico contra a maior e mais influente empresa de comunicação do País.

Apesar dos textões críticos e das ‘fake news’, a Globo continua a liderar com folga a audiência da televisão brasileira.

O ‘JN’, sob o comando do apresentador e editor-chefe William Bonner, e da âncora e editora-executiva Renata Vasconcellos, fechou 2017 com 30 pontos no Ibope – índice maior do que a soma de público de todos os telejornais da concorrência.

Este começo de ano tem sido igualmente positivo ao telejornal. Está com média de 32 pontos. Chegou a reunir diante da TV, em uma única edição, 7,5 milhões de pessoas somente na Grande São Paulo.

Publicidade

Mesmo com tanto poder, a Globo teme o efeito nocivo das notícias falsas. As mentiras propositalmente difundidas são uma ameaça real ao jornalismo e à verdade dos fatos.

Cada internauta precisa ficar atento ao que lê, absorve e compartilha para não se tornar mais uma vítima na guerra virtual da informação.

Veja também:

Venezuela: Maduro quer ganhar votos com caixas de alimentos
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações