Globo faz Bonner viver vexame às vésperas da despedida do ‘Jornal Nacional’

Ironia que desdenhou a Band, onde o jornalista começou na TV, estragou clima de homenagem a ele

15 out 2025 - 06h52
(atualizado às 06h52)

Ao invés de poupar William Bonner de qualquer polêmica desnecessária a duas semanas da saída dele do ‘JN’, a Globo o expôs a críticas (cabíveis) de colegas de jornalismo e incontáveis anônimos na internet.

A tentativa de fazer piada debochando a audiência da Fórmula 1 na Band (leia detalhes no post em destaque), no evento Upfront 2026, foi duramente criticada nas redes sociais, gerou manchetes negativas na imprensa e irritou jornalistas ligados à emissora do Morumbi, a exemplo de Neto e Teo José.

Publicidade

Curiosamente, foi na Band onde Bonner começou a carreira na TV, quando nem tinha o registro profissional para trabalhar diante das câmeras. Foi a visibilidade no canal que o levou a ser contratado pela Globo, onde construiu a mais bem-sucedida carreira do telejornalismo brasileiro.

O roteirista que usou o apresentador para menosprezar os cinco anos de F1 na concorrente talvez desconheça que a família Marinho, dona da Globo, sempre cultivou excelente relação com a família Saad, proprietária da Band.

Esta polêmica evitável tira um pouco do brilho das homenagens a Bonner em sua despedida do ‘JN’ após 39 anos. O âncora não era tão atacado desde as ondas de ódio de bolsonaristas no auge da pandemia.

A Globo tem o direito de valorizar a liderança no Ibope. Está no topo do ranking por méritos inquestionáveis. Mas, ao espezinhar outras emissoras (especialmente a Band, chamada de ‘coirmã’), suscita a imagem de arrogante e desrespeitosa.

Publicidade

Pode explicitar os números positivos de seus programas sem depreciar o trabalho de centenas de pessoas no vídeo e nos bastidores.

Ao invés de ganhar pontos com o mercado publicitário, a emissora conseguiu ouriçar a antipatia de parcela numerosa do público. E fez de Bonner o bode expiatório da vez, justamente no momento em que ele deveria receber apenas aplausos pelos relevantes serviços prestados no comando do ‘Jornal Nacional’.

Fica a lição: ridicularizar o adversário enfraquecido o torna menor do que ele.

A participação de Bonner no evento de apresentação de novidades na Globo em 2026 gerou polêmica que ofuscou as demais atrações
A participação de Bonner no evento de apresentação de novidades na Globo em 2026 gerou polêmica que ofuscou as demais atrações
Foto: Reprodução
Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações