Globo cria ladra autorizada por santa católica e pastor evangélico que salva bandido

‘Três Graças’ se vira nos 30 para agradar aos dois maiores grupos religiosos do Brasil

15 nov 2025 - 06h22
(atualizado às 06h22)

Diante do altar ao lado da cama, Gerluce (Sophie Charlotte) pede um sinal de que Santa Rita permite que ela roube a valiosa estátua Três Graças de Arminda (Grazi Massafera) e Ferette (Murilo Benício) para financiar a compra de remédios de verdade aos doentes enganados com falsa medicação distribuída pelos vilões.

De repente, um sopro de vento apaga as velas, que reacendem logo depois. Pronto: a heroína se sente autorizada a transgredir para salvar a própria mãe, Lígia (Dira Paes), e os demais enfermos.

Publicidade

Com espírito de Robin Hood, a cuidadora de idosos não enxerga o ato como roubo, e sim “expropriação”, ou seja, a retirada de um bem por uma causa de interesse social. 

Após levar a obra de arte da mansão de Arminda e vendê-la, Gerluce enfrentará a investigação do namorado policial, Paulinho (Rômulo Estrela), e o julgamento dos telespectadores. 

Afinal, ladrão que rouba ladrão merece 100 anos de perdão? No caso, uma ‘ladra do bem’ que passa a perna na ‘ladra do mal’.

Chama a atenção que os autores Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva usem a fé da personagem e o temor por punição divina para suavizar o crime que ela irá cometer. É um jeito de manipular o maniqueísmo do público.

Publicidade

Assim, cresce a chance de Gerluce ganhar a absolvição e a torcida dos católicos, grupo que representa 56,7% da população segundo o Censo de 2022 do IBGE. 

Gerluce (Sophie Charlotte) transformou Santa Rita em cúmplice de seu plano de roubas de ricos corruptos para salvar a vida dos pobres
Gerluce (Sophie Charlotte) transformou Santa Rita em cúmplice de seu plano de roubas de ricos corruptos para salvar a vida dos pobres
Foto: Reprodução/TV

Salve, aleluia

Em outra trama na comunidade da Chacrinha, o pastor Albérico (Enrique Diaz) anuncia à filha, Kellen (Luiza Rosa), que Jorginho Ninja (Juliano Cazarré) vai sair do presídio e quer o perdão da filha, Joelly (Alana Cabral).

O criminoso do passado agora é um novo homem: tornou-se crente graças às pregações dos cultos carcerários. 

Ele representa o renascimento após a pessoa aceitar a Jesus e ser batizado nas águas. Este conceito teológico faz parte de todas as igrejas do evangelicalismo, incluindo protestantes clássicos, pentecostais, neopentecostais e independentes.

Em novelas anteriores, Aguinaldo Silva apresentou uma crítica debochada dos crentes radicais, como em ‘Duas Caras’, de 2007, onde Edivânia (Susana Ribeiro) chegava ao ponto de fiscalizar e expor a vida sexual dos moradores da favela da Portelinha.

Publicidade

Desta vez, em ‘Três Graças’, o dramaturgo evitará provavelmente a caricatura do fanatismo doutrinário. A Globo faz esforços explícitos para atrair os evangélicos (26,9% dos brasileiros) para garantir audiência relevante em tempos de fuga de público para o streaming e outros concorrentes.

O pastor Albérico (Enrique Diaz) é um líder espiritual na comunidade e, pelo que indicaram algumas cenas, pode guardar um segredo
Foto: Divulgação/TV Globo

Vinde a mim, telespectadores

Em ‘Três Graças’, católicos e evangélicos convivem sem conflitos ideológicos. Ao equilibrar simbolismos dos dois segmentos religiosos, a novela tenta ocupar um terreno sensível: o das narrativas espirituais usadas como bússola moral para justificar decisões humanas. 

Nesse tabuleiro, cada personagem se torna um ponto de contato estratégico com a crença do público, como se a religiosidade fosse um atalho emocional para legitimar escolhas e sustentar viradas dramáticas.

Ao colocar no centro da trama uma ladra movida pela boa intenção e um bandido regenerado pela palavra de Deus, a Globo sinaliza que quer contar histórias capazes de tocar, simultaneamente, dois símbolos poderosos na sala de milhões de brasileiros: o crucifixo na parede e a Bíblia aberta.

Publicidade
Vista desde sempre como aliada da Igreja Católica, a Globo agora se desdobra para atrair os telespectadores evangélicos
Foto: Ilustração criada com IA Gemini-Google
Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações