Kim Kataguiri em destaque na GloboNews marca nova fase da TV

Presença de deputado federal do MBL nos programas Diálogos e Painel aponta a abertura da família Marinho aos críticos de seu telejornalismo

30 dez 2018 - 11h13
(atualizado às 11h13)

Em curto intervalo, Kim Kataguiri, um dos fundadores do Movimento Brasil Livre e deputado federal pelo DEM eleito com quase 500 mil votos, foi entrevistado em dois dos principais programas de debates de ideias da GloboNews.

No início de novembro, ele ficou cara a cara com Mario Sergio Conti no "Diálogos". Sábado, dia 29, participou da mesa comandada por Renata Lo Prete no "Painel".

Publicidade

Kataguiri e outros dirigentes do MBL já criticaram inúmeras vezes a TV Globo e o jornal O Globo nas redes sociais, no YouTube e em discursos.

Kataguiri no Diálogos: visibilidade privilegiada no canal de notícias da família Marinho
Kataguiri no Diálogos: visibilidade privilegiada no canal de notícias da família Marinho
Foto: Reprodução

A presença em destaque do jovem político na GloboNews mostra que os canais do Grupo Globo entenderam a nova realidade da política brasileira: terão que dar espaço a quem não gosta deles.

Pela primeira vez desde a redemocratização, os veículos do clã Marinho vão cobrir o início de uma Presidência e de uma legislatura federal com vários líderes assumidamente críticos de seu jornalismo.

Os presidentes Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma e Temer nunca foram tão hostis com o conglomerado Globo como assume ser Jair Bolsonaro.

Publicidade

O próximo ocupante do Palácio do Planalto até ameaçou reduzir a verba publicitária direcionada pelo governo e as estatais aos jornais e emissoras da holding carioca.

A partir de fevereiro, o Congresso terá muitos deputados e senadores contrariados com a linha editorial das mídias do Grupo Globo.

Nas TVs, os jornalistas não conseguirão produzir telejornais e outras atrações sem ouvir essas vozes discordantes que representam milhões de brasileiros.

Kim Kataguiri observado por Renata Lo Prete no Painel: espaço valioso no horário nobre da TV paga
Foto: Reprodução

Nos últimos anos, o telejornalismo campeão em audiência no País luta diariamente para provar sua imparcialidade. Chegou a uma etapa fulcral desse desafio.

A pretendida isenção exige que abra as câmeras para seus desafetos contumazes, como os Bolsonaros e o citado Kataguiri.

Hábeis no uso das redes sociais e de plataformas de vídeos, onde mobilizam número impressionante de pessoas, eles precisam menos da Globo do que a Globo vai precisar deles a partir de agora.

Publicidade

Vivemos tempos inéditos e surpreendentes: os grandes veículos de imprensa terão que se adaptar a esse novo Brasil e a esses novos porta-vozes da população – ou correm o risco de não retratar a política emergida das urnas nas últimas eleições.

Veja também:

Marquezine usa look com transparência e curte show de DJ de 11 anos em Noronha
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações