‘BBB24’ entreteve, mas fez mal para a saúde mental de muita gente

Globo perdeu a oportunidade de debater uma pandemia silenciosa que castiga milhões de brasileiros

17 abr 2024 - 07h52

O fim do ‘BBB24’ gera alívio. Acabou a tortura psicológica a quem estava no reality show e também em parte dos telespectadores. Ninguém termina incólume após uma maratona de 99 dias sob pressão. 

Espelho da sociedade, o programa ressaltou transtornos emocionais que afetam 1 a cada 4 brasileiros: ansiedade, depressão, pânico, bipolaridade, toc, psicose. Em alguns momentos, o programa parecia uma unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). 

Publicidade

Por um lado, foi positivo ver a imprensa destacar a importância dos cuidados com a saúde mental a partir da análise do comportamento alterado de alguns participantes. Exemplos sempre funcionam. 

Do outro, houve o risco de banalizar condutas e atitudes diretamente ligadas a distúrbios mentais e, pior ainda, enxergá-las como mero entretenimento. Definitivamente, não é saudável nem ético rir da desgraça alheia. 

Nas redes sociais, muitos usuários consideram a recém-encerrada edição do ‘Big Brother Brasil’ como a mais violenta, comparada com a assustadora ‘A Fazenda 14’, onde o caos era tamanho que suscitou o receio de uma tragédia. 

A essência dos realities está justamente no sofrimento e no confronto ruidoso. Alimenta-se a espetacularização do desrespeito entre participantes e a expectativa de que algo ruim acontecerá (quanto pior, melhor). O público vibra, os patrocinadores aplaudem a repercussão, a emissora garante faturamento extraordinário. 

Publicidade

O sucesso deste formato de programa representa a decadência da televisão aberta, cada vez mais pobre artisticamente por não priorizar qualidade e inovação. Ao público, o saldo é o estresse de quem maratonou o programa – deixando a própria realidade em segundo plano – e a fuga ao streaming daqueles que buscaram algo menos nocivo mentalmente para assistir.

Vanessa, Davi, Yasmin e Wanessa: agora os ex-BBBs terão de lidar com o estresse pós-traumático de uma experiência desgastante
Vanessa, Davi, Yasmin e Wanessa: agora os ex-BBBs terão de lidar com o estresse pós-traumático de uma experiência desgastante
Foto: Reprodução/TV
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se