No ‘Roda Viva’, da TV Cultura, o ator e cineasta Antônio Pitanga foi questionado sobre a participação da autora do remake de ‘Vale Tudo’ no longa ‘Malês’, idealizado e dirigido por ele.
“(O filme) tem uma mãe branca, você confiou o roteiro a Manuela Dias”, comentou a apresentadora Vera Magalhães.
“A primeira coisa que ela falou para mim (quando a convidou para roteirizar), ‘eu não sou negra’. Eu falei ‘claro que você é negra, você nasceu na Bahia, é filha de Sônia Dias’”, contou Pitanga.
Mãe de Manuela, Sônia Dias é uma atriz com sólida carreira no cinema, premiada no Festival de Brasília.
No lançamento de ‘Malês’, ainda em cartaz, houve forte questionamento sobre ter uma pessoa branca contando a história de pretos.
Nas redes sociais, incontáveis posts disseram que o roteirista deveria ser negro, assim como a maioria do elenco.
A questão do ‘lugar de fala’ é criticada por conservadores e críticos da cultura ‘woke’, enquanto os grupos alvos de preconceitos a defendem.
Recentemente, Manuela Dias gerou reações raivosas em fãs de Taís Araújo e da personagem Rachel de ‘Vale Tudo’, da Globo. A protagonista quase sumiu na etapa final da novela.
Coincidentemente, o 'apagamento' na novela ocorreu após a atriz reclamar em entrevistas da derrocada financeira da personagem e reacender o velho debate sobre a abordagem da racialidade na teledramaturgia.