A Fazenda 17 teve sucesso ao revitalizar o gênero de realities na TV aberta, destacando-se por audiência consistente, engajamento nas redes, elenco polêmico e ampla vantagem sobre concorrentes.
Está chegando ao fim mais uma temporada de A Fazenda (Record). Desta vez, Duda Wendling, Dudu Camargo, Fabiano Moraes e Saory Cardoso disputam o prêmio de R$ 2 milhões e o título de grande campeão do reality rural. O resultado será divulgado nesta quinta-feira, 18, durante uma edição ao vivo do programa apresentado por Adriane Galisteu.
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Independentemente do resultado, a alta cúpula da Record pode encerrar A Fazenda com a sensação de dever cumprido. Em um momento em que realities de confinamento enfrentam desgaste, queda de audiência e dificuldades de engajamento, o programa se consolidou como um dos poucos a manter relevância na TV aberta. Ao longo da edição, o reality apresentou desempenho consistente na audiência e protagonismo do elenco, ajudando a afastar a fase impopular que produções similares vêm atravessando.
Em clima de despedida, o Terra listou os principais fatores que fizeram de A Fazenda um sucesso. Confira:
Audiência
Durante seus três meses na grade da Record, A Fazenda apresentou um desempenho sólido nos índices de audiência, conquistando a liderança frente ao SBT e à Globo em noites decisivas, especialmente nas formações de roças e nas eliminações.
- Em 18 de novembro de 2025, por exemplo, o reality registrou 32 minutos de liderança sobre a Globo, na Grande São Paulo. Na sequência, a Record consolidou o segundo lugar absoluto, com média de 6,9 pontos, pico de 7,5 e share de 15,3%, enquanto o SBT ficou em terceiro, com 4,1 pontos, segundo dados da Kantar Ibope.
- Já em 27 de novembro, durante a décima roça da temporada, o programa repetiu o bom desempenho: foram 21 minutos de liderança em São Paulo, superando Globo e SBT.
- No dia 12 de dezembro, A Fazenda alcançou seu melhor resultado na praça paulista, ficando na liderança por uma hora --um recorde até então-- e superando atrações como This Is Us e o Jornal da Globo. A edição registrou pico de 7,7 pontos, média de 7,1 e share de 14,6%.
O padrão de desempenho se repetiu em semanas anteriores e posteriores, evidenciando uma guinada na popularidade do reality da Record.
Concorrência ‘flopada’
Os bons números de A Fazenda ganham ainda mais peso quando comparados ao desempenho de realities concorrentes. Programas como BBB25 e Estrela da Casa (Globo), além do noviço The Voice (SBT), não conseguiram repetir o mesmo apelo junto ao público.
Segundo dados da Kantar Ibope, nem mesmo a grande final do BBB25 conseguiu reverter a má fase do programa. A edição foi encerrada com média de 16 pontos na Grande São Paulo --o pior resultado da história do reality, superando negativamente o BBB23, que até então detinha o recorde de menor audiência, com 17 pontos.
Já Estrela da Casa, apesar de reformulado e de apresentar crescimento em relação a 2024, não alcançou números semelhantes aos de A Fazenda. O The Voice, por sua vez, também teve desempenho abaixo do esperado no SBT, com média de 3,1 pontos de audiência, 7,7 de share e 6,6 de alcance, derrubando os índices da emissora nas noites de segunda-feira.
‘Elenco causador’
Além do desempenho da concorrência, é preciso reconhecer o papel do elenco escolhido por Rodrigo Carelli, diretor de núcleo da Record. Desde o início, A Fazenda entregou conflitos, alianças e narrativas que mantiveram o público cativado.
O affair entre Saory e Dudu, a traição de Michelle com Shia, Matheus admitindo que beijava Duda por estratégia e outros episódios ajudaram a consolidar a fama de “elenco causador”. O ápice desse clima tenso foi o recorde de expulsões da temporada: ao todo, foram quatro --Gaby Spanic, por agredir Tamires Assis; Martina Sanzi, por arremessar um copo de vidro; Creo Kellab, por agredir Fabiano Moraes; e Carol Lekker, por enforcar Duda Wendling.
Torcidas engajadas
As torcidas também desempenharam papel fundamental no sucesso da edição. Dudu Camargo, por exemplo, mostrou ter um público fiel, capaz de mobilizar votações e sustentar sua permanência no jogo. Já Rayane Figliuzzi, que entrou no programa conhecida como “namorada de Belo”, construiu tantas narrativas ao longo da temporada que acabou ganhando seu 'espaço ao sol' e o direito ao nome próprio na internet.
Nas redes sociais, perfis de fofoca e criadores de conteúdo passaram a tentar mensurar as maiores torcidas da edição. Em uma das disputas mais comentadas, Duda Wendling aparece diretamente comparada a Dudu Camargo, evidenciando o nível de engajamento do público com a edição do reality.
Ao reunir audiência consistente, 'elenco causador', torcidas engajadas e vantagem clara sobre a concorrência, A Fazenda 17 não apenas se destacou como, novamente, afastou a má fase que pairava sobre o formato nos últimos tempos. Em um cenário de desgaste do formato, a edição mostrou que, com escalação estratégica, conflitos reais e cativando o público, ainda é possível fazer do caos um sucesso.