Ainda não completamos nem um mês de verão e já sabemos que, neste ano, a estação mais quente pode se estender por até cinco meses! Com temperaturas tão elevadas, dormir se torna uma tarefa quase titânica e, em algumas noites, praticamente impossível. No entanto, há um truque no qual muitos ainda não haviam pensado e que foi indicado pelo psicólogo Adrián Chico: dormir completamente sem roupas.
A prática tem diversos benefícios, e o primeiro deles é a melhora na qualidade do sono, já que, como explica Chico, "facilita a regulação térmica e, quando estamos mais frescos, dormimos de forma muito mais eficiente e profunda".
Como dormir completamente nu ajuda a 'superar' calor?
Durante o sono, a temperatura corporal central diminui cerca de 0,5 °C no início do repouso. Para que isso aconteça, o corpo dissipa calor pela pele por meio da vasodilatação periférica. Quando esse processo é interrompido por uma temperatura mais elevada, o início do sono e a sua qualidade podem ser prejudicados.
Inclusive, o estudo "Skin deep: enhanced sleep depth by cutaneous temperature manipulation", de Roy J E M Raymann, Dick F Swaab e Eus J W Van Someren, aponta que uma temperatura corporal muito alta pode provocar insônia. Ao retirar a roupa dessa equação, diminui-se a probabilidade de suar excessivamente.
Ao deitar-se completamente nu, o organismo consegue regular a temperatura de forma mais eficaz, o que favorece um adormecer mais rápido e ciclos de sono mais profundos.
Hábito traz benefícios para corpo...
Matérias relacionadas
Perfumes de baunilha para dormir: 4 fragrâncias calmantes e quentinhas que ajudam no ritual do sono
O que significa uma pessoa preferir o calor ao frio, segundo a Psicologia?