Em 2017, o NX Zero anunciou uma pausa na carreira por tempo indeterminado — revogada entre 2023 e 2024 para uma turnê de reunião. Passados quase 10 anos desde o início do hiato, o vocalista Di Ferrero detalhou os bastidores que levaram à decisão da banda.
Em entrevista ao canal Garotas do Rock, o músico apontou o desgaste natural da convivência, a perda da espontaneidade criativa e o desejo de preservar a história do grupo como os principais motivos do hiato.
De acordo com o cantor, a rotina ininterrupta desde a adolescência começou a pesar na dinâmica interna. Além disso, a transição para a vida adulta e o surgimento de interesses individuais interferiram no convívio, gerando discussões até então inéditas entre os integrantes.
"Chegou uma hora que, é normal, todo mundo começa a ter sua casa, ter suas coisas e ver outras situações na vida. Começa a discutir e brigar, o que é uma coisa que a gente nunca fazia. A gente começou a ficar preocupado com isso."
A decisão de interromper as atividades, segundo Di Ferrero, foi tomada em conjunto, motivada pelo receio de que o desgaste ficasse evidente para o público ou resultasse na saída de algum membro.
"A gente não queria que o NX perdesse isso, ou que saísse alguém. A maioria das bandas troca de integrante, mas o NX tem a mesma formação. Pensamos: 'Vamos dar uma respirada'."
O encerramento das atividades em 2017 foi classificado pelo vocalista como "a melhor e mais saudável coisa" que o NX Zero poderia ter feito na época, já que a banda tinha virado "obrigação".
https://www.youtube.com/watch?v=fG5mSyhyJrc
Sobre NX Zero
O NX Zero foi formado em 2001 e se consolidou como um dos maiores expoentes do emocore brasileiro, com hits como "Cedo Ou Tarde" e "Razões e Emoções". Composto por Ferrero, Leandro Rocha (guitarra e vocal), Daniel Weksler (bateria), Conrado Grandino (baixo) e Filipe Ricardo (guitarra), o grupo lançou cinco discos de estúdio, sendo Norte, de 2015, o último até então.
Em 2023, a banda anunciou a retomada das atividades para uma turnê. Desde então, foram feitos uma turnê de reunião e shows especiais em eventos como Rock in Rio, I Wanna Be Tour e Planeta Atlântida. A apresentação final ocorreu em setembro de 2024. Desde então, novos planos não foram revelados.