Clipse revelou que houve um momento definitivo em que souberam que era hora de fazer outro álbum juntos após mais de uma década separados. Em uma entrevista em vídeo recém-lançada com a GQ, a dupla de rap participou do quadro "Brothers Quiz" da revista e colocou à prova o conhecimento que têm um sobre o outro. O momento mais revelador da conversa aconteceu quando Malice leu de um cartão: "Qual foi o momento em que eu soube que precisávamos fazer outro álbum?". A resposta de Pusha T veio sem hesitação e apontou para uma faixa específica que mudou tudo.
"A reação dos fãs de 'I Pray For You'", respondeu Pusha T imediatamente, referindo-se à faixa de seu álbum de 2022 It's Almost Dry que incluiu participação de Malice. "Esse é o momento que eu soube, de qualquer forma". Ambos os irmãos concordaram que "I Pray For You" foi o ponto de virada claro que eventualmente levou ao lançamento de Let God Sort Em Out em julho de 2025. A música funcionou como um teste não intencional da química entre os dois depois de tanto tempo afastados, e a resposta avassaladora dos fãs deixou claro que o mundo estava pronto para um retorno completo do Clipse.
Essa realização se apoia em uma jornada pessoal muito mais longa, que Pusha T descreveu posteriormente em uma entrevista à Complex com Pharrell Williams. Olhando para trás nos 14 anos trabalhando separado de seu irmão, ele disse: "Entrar nisso como um coletivo, e então estar nisso por tanto tempo sozinho e realmente entender, sabe, irmandade, camaradagem, família, lealdade... Você aprecia muito mais".
https://youtu.be/GQVIFJT9Bzc
Malice descreveu a reunião como algo que só poderia acontecer depois de ter se afastado e feito seu próprio trabalho pessoal e espiritual. "O timing está certo. Eu sinto que Malice fez tudo que deveria fazer. Eu tive que sentar. Tive que refletir. Tive que entrar na minha palavra, entender quem Deus é e qual é meu propósito. Até que me foi mostrado que estava completo, eu simplesmente senti que tudo estava perfeito", explicou o rapper.
Ele conectou essa prontidão pessoal com ver todos alinhados novamente, acrescentando: "E só de ver meu irmão em posição, Pharrell ainda em posição, e, você sabe, eu estando onde precisava estar e poder voltar, tipo, realmente não tem como errar. Eu sinto que é ordenado, e sinto que é a hora". Além do último álbum, Pharrell Williams, também trabalhou com o Clipse em seus álbuns clássicos Lord Willin' (2002) e Hell Hath No Fury (2006).
Ao avaliar o projeto finalizado, Malice explicou o que o define: "Quando você ouve um álbum do Clipse, há muito que você pode levar: Você deveria ver crescimento. Você está vendo o Clipse em tempo real. Você está vendo experiência e vida. Você não está olhando para um grupo tentando acompanhar qualquer tendência ou qualquer coisa. É apenas fiel à vida".