No Natal de 2025, um fenômeno curioso aconteceu nas plataformas de transmissão: o rapper Drake tornou-se o artista mais ouvido no dia 25 de dezembro globalmente, com 40 milhões de streams, mesmo sem ter uma faixa dedicada ao período festivo em seu repertório.
Tradicionalmente, o fim de ano é dominado não por lançamentos recentes de rap ou pop, mas por hinos natalinos que resgatam nostalgia e tradição, desde clássicos dos anos 1950 e 1960 como "Rockin' Around the Christmas Tree" de Brenda Lee, até os megahit festivos que voltam todos os anos aos charts como "All I Want for Christmas Is You" de Mariah Carey ou "Santa Tell Me" de Ariana Grande também se consolidaram como clássicos recentes do repertório de fim de ano.
No entanto, esse ano foi o canadense que ficou com essa conquista. Muito além dela, o desempenho dele não se limitou nem ao Spotify, muito menos a essa época do ano, já que o canadense também foi o artista mais ouvido do ano no Apple Music.
Em tempos onde Drizzy se via enfraquecido por conta da briga contra toda a cena do hip hop, ele mostrou que conseguiu dar a volta por cima e reconquistar os holofotes — ou melhor, as streams.
Drake e Kendrick Lamar começaram a brigar em 2024 com trocas de provocações e músicas de ataque mútuo e se estendeu ao longo de 2025, com hits de ambos se enfrentando nas plataformas digitais e críticas cruzadas na mídia. Embora o confronto tenha rendido muita atenção e reproduções para ambos, recentemente surgiram sinais de que a tensão pode estar diminuindo, com Drake focando mais em sua própria narrativa musical e no desenvolvimento de sua nova era artística.
Isso porque, ele está preparando os fãs para o aguardado novo álbum Iceman, seu nono disco de estúdio, ainda sem data oficial de lançamento confirmada.
A campanha do álbum tem sido menos tradicional e mais experimental: Drake começou a revelar faixas por meio de transmissões ao vivo e episódios conceituais, como os lançamentos de singles como "What Did I Miss?" e "Which One" (com participação de Central Cee), que funcionaram como prévias do que está por vir e testaram diferentes sonoridades e públicos antes do lançamento completo.
Embora Iceman ainda não tenha data, as pistas deixadas por Drake e seus movimentos estratégicos ao longo de 2025 sugerem que o projeto será um dos lançamentos mais relevantes do hip hop em 2026.