Celebrado em 23 de junho, o Dia do Baixista nasceu de um gesto espontâneo da comunidade musical brasileira. A data coincide com a fundação do Fórum Contrabaixo BR, em 2008, e vem ganhando cada vez mais holofotes com o passar do tempo - afinal de contas, sem o baixo, o esqueleto de qualquer banda desmorona!
Apesar de tudo, é curioso que, via de regra, o baixista siga sendo o integrante menos celebrado das formações de bandas. Isso é especialmente verdade considerando que o instrumento ocupa um território insubstituível entre a bateria e a guitarra e, se você duvida disso, é só tentar imaginar faixas como "The Number of the Beast", do Iron Maiden, ou "Around the World", do Red Hot Chili Peppers, sem os baixos de Steve Harris e Flea!
De forma geral, a história do Rock está repleta de momentos em que um baixista redefiniu o que se esperava do instrumento. Ao longo dos anos, o instrumento foi se transformando, ganhando velocidade, distorção e técnicas que desenvolveram uma personalidade única para o instrumento dentro desse contexto.