A primeira edição do Rock in Rio, realizada em janeiro de 1985, representou um marco para a música no Brasil ao reunir alguns dos maiores nomes do Rock mundial.
Entre as atrações mais aguardadas estava o Iron Maiden, que fez sua estreia no país no dia 11 de janeiro e protagonizou uma apresentação que se tornaria histórica tanto para a banda quanto para o festival.
O impacto da performance foi tão grande que chegou a chamar a atenção do Queen, atração principal daquela noite. Décadas depois, o baixista Steve Harris relembrou, em entrevista à Classic Rock, uma conversa que teve com o guitarrista Brian May sobre o assunto. Na ocasião, Harris afirmou (via Igor Miranda):