Mariah Carey é criticada por show para presidente da Angola: "ditador"

20 dez 2013 - 19h15
(atualizado às 19h16)

Defensores dos direitos humanos criticaram a cantora norte-americana Mariah Carey por fazer um show para o presidente da Angola, José Eduardo dos Santos, por um suposto calor de US$ 1 milhão. A Human Rights Foundation acusou a cantora de ter se deixado comprar para divertir uma das famílias mais ricas da África, em um dos países mais pobres do continente.

<p>Mariah Carey cantou para o presidente da Angola, José Eduardo dos Santos</p>
Mariah Carey cantou para o presidente da Angola, José Eduardo dos Santos
Foto: Shutterstock

"Mariah Carey não parece ter o suficiente com o dinheiro que recebe de ditadores, mais de um milhão de dólares desta vez", declarou um militante do grupo, Thor Halvorssen, ao se referir a um show que a artista fez para um dos filhos do ex-líder líbio Muanmar Kadhafi, morto em 2011 após uma rebelião que derrubou seu regime.

Publicidade

Carey fez um show de 2h no domingo (15), em uma festa organizada em Luanda para a Cruz Vermelha, na qual foram arrecadados ao menos US$ 65 mil, segundo a agência oficial angolana Angop. O site da agência mostra Mariah Carey cantando com um vestido vermelho e posando com o presidente e com sua filha Isabel.

O evento foi patrocinado por uma empresa de telefonia móvel de propriedade de Isabel dos Santos, a sétima pessoa mais rica da África, segundo a revista Forbes, e que também preside a Cruz Vermelha angolana.

"É um triste espetáculo ver uma artista internacional comprada por um Estado policial impiedoso, para entreter e lavar uma cleptocracia formada por pai e filha que acumulou ilicitamente uma fortuna de bilhões de dólares, enquanto a maioria dos angolanos vive com menos de dois dólares por dia", disse Halvorssen.

Em 2008, Carey fez um show para Seif al-Islam Kadhafi, filho do ex-líder líbio. Três anos depois, ela disse que se sentia muito mal e chateada por sua atitude.

Publicidade

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se