Morrissey decidiu vender novas versões de produtos famosos de sua antiga banda, o The Smiths, com seu nome estampado no lugar. Ele lançou os itens na filial britânica de sua loja online oficial, MPORIUM.
A novidade chega após uma escalada na rixa entre Morrissey e o ex-guitarrista e co-fundador do The Smiths, Johnny Marr. Em 2024, o guitarrista adquiriu 100% dos direitos de marca registrada e propriedade intelectual da banda sem qualquer consulta a Morrissey. Agora, devido a um novo podcast documental da BBC sobre a banda, o cantor publicou um longo texto em seu site, já apagado, detonando atitudes do ex-colega.
"Marr dividiu intencionalmente o público dos Smiths em facções Marr ou Morrissey", afirmou. "[No documentário], o desmoronamento do sonho dos Smiths se desenrola mais uma vez através dos passos mecânicos de Marr, que agora são um desenvolvimento de enredo totalmente previsível. O resultado nunca está em dúvida: Marr, o anjo; Morrissey, o carrasco. Quarenta anos depois, Marr não pode fazer nada da vida a não ser olhar para trás. A verdade é sempre ignorada".
O cantor ainda ressaltou que os Smiths só existiram por sua causa. "Eram a minha voz, as minhas letras, os títulos das minhas músicas, os títulos dos meus álbuns, as capas dos meus singles e álbuns, a minha visão, as minhas melodias vocais, as minhas emoções - de mais ninguém".
[Marr] reivindicou legalmente a marca registrada dos Smiths como sua - sabendo muito bem que o nome foi criado por Morrissey. Ele dedicou toda a sua vida a destruir Morrissey de todas as maneiras possíveis.
Veja os novos produtos de Morrissey
Alimentando ainda mais o conflito, Morrissey divulgou os novos designs de suas camisetas, que são claramente baseados nas artes oficiais dos álbuns clássicos do The Smiths, Meat Is Murder (1985) e The Queen Is Dead (1986). A única diferença é que ambos exibem o nome de Morrissey no lugar do logotipo do grupo.
Morrissey is selling merchandise that features artwork from two of The Smiths' classic albums -- Meat Is Murder and The Queen Is Dead -- only Morrissey's name appears in place of the band's. pic.twitter.com/OuZgDqEkDI
— CONSEQUENCE (@consequence) June 30, 2026
Por que Marr e Morrissey são brigados?
A dupla vivem em conflito desde a saída de Marr do The Smiths, em 1987, pouco antes do lançamento do último álbum de estúdio da banda, Strangeways, Here We Come. O grupo chegou a recrutar o guitarrista Ivor Perry em seu lugar, entretanto, chegou ao fim antes de lançar qualquer material inédito.
"Como a vida teria sido fantástica se Marr tivesse escolhido gravar mais quatro álbuns de estúdio com os Smiths em vez de entrar para os Pretenders e depois ser expulso", escreveu o vocalista no texto apagado em seu site.
A rixa entre eles se intensificou quando o guitarrista adquiriu os direitos da banda, além de recusar uma oferta para uma turnê de reunião do The Smiths em 2025.