O Black Sabbath fez sua despedida dos palcos em 2025, mas os integrantes ainda têm planos próprios para o futuro. Especialmente Tony Iommi, que planeja seu primeiro álbum solo em muito tempo.
Em um vídeo no seu canal oficial de YouTube (via Blabbermouth), Iommi fez uma retrospectiva de todos os acontecimentos durante o ano passado, incluindo a despedida do Sabbath, a morte de Ozzy Osbourne logo depois e os projetos após o fim oficial da banda. Ele aproveitou o final para garantir o lançamento de seu novo trabalho solo em 2026.
Ele falou:
"Eu definitivamente, definitivamente lançarei meu álbum solo em 2026. E estou muito ansioso por isso. Estou gostando de fazer e tem sido muito divertido, realmente espero que vocês apreciem. Mas vou mantê-los mais atualizados à medida que avançamos, sobre o que está acontecendo com isso e quando será lançado. Enquanto isso, um feliz ano novo e se cuidem. Tudo de melhor."
Iommi havia discutido a existência do projeto durante uma entrevista de julho de 2025 ao programa de rádio "Trunk Nation with Eddie Trunk" (via Blabbermouth). Segundo o guitarrista do Black Sabbath, as gravações foram pausadas para poder participar do evento Back to the Beginning, que marcou a aposentadoria do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne dos palcos. Entretanto, ele assegurou na época seu retorno iminente ao estúdio para continuar os trabalhos.
Carreira solo de Tony Iommi
O novo lançamento seria apenas o terceiro álbum de estúdio da carreira solo de Tony Iommi. Sua estreia longe do Black Sabbath, Iommi (2000), o viu recrutando várias estrelas do rock pesado para lhe acompanhar, como Brian May (Queen), Dave Grohl (Foo Fighters), Phil Anselmo (Pantera), Serj Tankian (System of a Down), Ian Astbury (The Cult) e mais. Em Fused (2005), o guitarrista trabalhou com uma banda fixa, formada pelo baixista e vocalista Glenn Hughes, o baterista Kenny Aronoff e o tecladista Bob Marlette.
Além desses três álbuns, o músico também lançou Ian Gillan & Tony Iommi: WhoCares (2012), uma espécie de compilação em prol de uma escola de música na Armênia. O trabalho reúne faixas do Black Sabbath, do trabalho solo do vocalista do Deep Purple e uma faixa inédita das sessões de Fused.