A animadora notícia de Tony Iommi para os fãs em 2026

Guitarrista retomou gravações de aguardado novo álbum para participar da despedida do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne — agora, promessa é por lançamento ainda neste ano

8 jan 2026 - 16h03

O Black Sabbath fez sua despedida dos palcos em 2025, mas os integrantes ainda têm planos próprios para o futuro. Especialmente Tony Iommi, que planeja seu primeiro álbum solo em muito tempo.

Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, em 2025
Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, em 2025
Foto: Samir Hussein / Getty Images for Live Nation UK / Rolling Stone Brasil

Em um vídeo no seu canal oficial de YouTube (via Blabbermouth), Iommi fez uma retrospectiva de todos os acontecimentos durante o ano passado, incluindo a despedida do Sabbath, a morte de Ozzy Osbourne logo depois e os projetos após o fim oficial da banda. Ele aproveitou o final para garantir o lançamento de seu novo trabalho solo em 2026.

Publicidade

Ele falou:

"Eu definitivamente, definitivamente lançarei meu álbum solo em 2026. E estou muito ansioso por isso. Estou gostando de fazer e tem sido muito divertido, realmente espero que vocês apreciem. Mas vou mantê-los mais atualizados à medida que avançamos, sobre o que está acontecendo com isso e quando será lançado. Enquanto isso, um feliz ano novo e se cuidem. Tudo de melhor."

Iommi havia discutido a existência do projeto durante uma entrevista de julho de 2025 ao programa de rádio "Trunk Nation with Eddie Trunk" (via Blabbermouth). Segundo o guitarrista do Black Sabbath, as gravações foram pausadas para poder participar do evento Back to the Beginning, que marcou a aposentadoria do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne dos palcos. Entretanto, ele assegurou na época seu retorno iminente ao estúdio para continuar os trabalhos.

Carreira solo de Tony Iommi

O novo lançamento seria apenas o terceiro álbum de estúdio da carreira solo de Tony Iommi. Sua estreia longe do Black Sabbath, Iommi (2000), o viu recrutando várias estrelas do rock pesado para lhe acompanhar, como Brian May (Queen), Dave Grohl (Foo Fighters), Phil Anselmo (Pantera), Serj Tankian (System of a Down), Ian Astbury (The Cult) e mais. Em Fused (2005), o guitarrista trabalhou com uma banda fixa, formada pelo baixista e vocalista Glenn Hughes, o baterista Kenny Aronoff e o tecladista Bob Marlette

Além desses três álbuns, o músico também lançou Ian Gillan & Tony Iommi: WhoCares (2012), uma espécie de compilação em prol de uma escola de música na Armênia. O trabalho reúne faixas do Black Sabbath, do trabalho solo do vocalista do Deep Purple e uma faixa inédita das sessões de Fused.

Publicidade
Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações