O SBT recebeu diferentes autoridades na sede da emissora na última sexta-feira, 12, para o lançamento do SBT News, primeiro canal inteiramente noticioso do grupo de comunicação. As filhas de Silvio Santos estavam no evento e agradeceram pela presença de políticos brasileiros, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por conta disso, as irmãs Abravanel foram atacadas por Zezé Di Camargo na madrugada desta segunda-feira, 15.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O sertanejo as criticou pela presença de Lula no SBT e chegou a pedir que o especial de fim de ano que ele gravou para o canal de televisão não seja exibido.
"A maneira que vocês pensam não condiz com boa parte do povo brasileiro e não quero decepcionar as pessoas. Se vocês puderem fazer um favor para mim, tire o meu especial de Natal do ar. Para mim, seria maravilhoso, porque a partir do momento que as pessoas pensam diferente do que o pai [Silvio Santos] pensava, do que grande parte das pessoas pensa, do que eu penso, não faz sentido colocar esse especial no ar. Amo vocês, amo o SBT, tenho o maior carinho, mas acho que vocês, me desculpem, estão se prostituindo. Então, não faço parte disso", disse Zezé em um vídeo publicado nas redes sociais.
A fala do sertanejo foi direcionada para as filhas de Silvio Santos, saiba quem elas são abaixo e que cargo ocupam no grupo:
Daniela Beyruti
Daniela Beyruti é presidente e diretora-executiva do SBT. Ela comanda a emissora e decide os rumos do canal de televisão.
Renata Abravanel
A filha mais discreta e menos conhecida de Silvio Santos é também a mais poderosa. Renata Abravanel é a caçula do apresentador e estudou administração para assumir os negócios da família. Atualmente, ela é presidente do Conselho de Administração do Grupo Silvio Santos, que controla todas as empresas da família, como o SBT, a Jequiti e outros.
Patrícia Abravanel
Filha de Silvio Santos com maior visibilidade, Patrícia Abravanel é a substituta do pai em frente às câmeras. Ela comanda o Programa Silvio Santos e, junto de Daniela, é o novo rosto que representa o SBT nas mais diversas ocasiões.
Rebeca Abravanel
Rebeca também esteve presente no evento ao lado das irmãs. Ela é apresentadora e está à frente do Roda a Roda.
Além das irmãs, a mãe delas e viúva de Silvio Santos, Íris Abravanel, também esteve no lançamento do SBT News. Apenas Silvia Abravanel e Cintia Abravanel não participaram do evento.
SBT se pronuncia
Após as críticas de Zezé Di Camargo, o SBT soltou uma nota oficial sobre o assunto assinada por Daniela Beyruti.
A presidente destacou que o SBT foi reconhecido em pesquisas recentes do Instituto Reuters como uma emissora com alto nível de confiança e credibilidade jornalística. De acordo com a carta, esses resultados reforçam a decisão de investir em um canal de notícias que respeite os princípios do jornalismo profissional. "Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los", afirmou.
Daniela também ressaltou que a inauguração do SBT News, na última sexta-feira, 12, buscou refletir a pluralidade institucional do País, com representantes dos Três Poderes. Segundo ela, a proposta do canal é entregar um jornalismo "sem partido, sem lado", que não recorra a algoritmos, não estimule a polarização e não utilize inteligência artificial para oferecer ao público algo que não seja "a notícia e a verdade dos fatos".
Ao final da carta, a presidente lamentou interpretações equivocadas sobre o projeto e convidou o público a acompanhar a programação para formar a própria opinião. "Amamos nosso País, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele", escreveu.