O nome do ator Jorge Lafond (1952-2003) virou assunto após um comentário feito por Solange Couto no BBB26. Em conversa com outros participantes do reality show, a atriz contou que levou um golpe de um amigo no passado e que precisou vender a própria casa para poder arcar com as dívidas.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Quem foi Jorge Lafond?
Nascido Jorge Luiz Souza Lima, Jorge Lafond é natural do Rio de Janeiro e cresceu na Penha, na zona norte da capital fluminense. Ainda na infância, ele começou a trabalhar em uma oficina mecânica e, na mesma época, estudou balé e dança africana. Antes de alcançar a maioridade, ele já se dividia entre a escola, aulas de dança e apresentações na noite carioca.
O Lafond do nome artístico do ator e bailarino é em homenagem à atriz Monique Lafond. Como dançarino, ele se apresentou em casas noturnas no Rio de Janeiro e também fora do país. Ao voltar ao Brasil, em 1974, estreou na televisão como dançarino do Fantástico e, após isso, estudou Artes Cênicas na Universidade do Rio de Janeiro.
Nos anos 1980, ele estreou como ator no Viva o Gordo, de Jô Soares, trabalhou em diferentes programas humorísticos e novelas, com destaque para A Praça É Nossa, onde interpretou Vera Verão por dez anos, de 1992 a 2002.
Ao longo da vida, o artista colecionou algumas polêmicas, como a autobiografia Vera Verão: Bofes & Babados, em que relatava encontros íntimos com homens famosos, e também o fato de ter desfilado praticamente nu no desfile de carnaval da Beija-Flor em 1990.
Jorge Lafond morreu aos 50 anos em 2003 devido a um infarto e falência múltipla de órgãos, complicações de problemas cardíacos.
Acusação de Golpe
Durante uma conversa com outros participantes do BBB26, Solange Couto contou um golpe que levou. "Levei um golpe de uma pessoa, um colega muito próximo, que me deu uma porrada e eu tive que vender minha casa. Tive não, eu vendi porque eu não conseguiria olhar para aquelas pessoas com quem eu me comprometi de pagar e não pagar", disse ela.
"Num dia eu tinha uma casa com piscina, quatro quartos, dois carros bons na garagem e tal, e no dia seguinte eu não tinha dinheiro para comprar um miojo", completou Solange, sem citar o nome do amigo.
Entretanto, em 2023, a artista contou em entrevista ao podcast Na Real sobre o golpe que teria levado do ator Jorge Lafond, conhecido por ter interpretado a personagem Vera Verão no humorístico A Praça É Nossa.
"Tive um colega que considerava muito, que a gente era muito amigo por muitos anos, de dividir dinheiro, de dar gargalhada, de dividir confidência, de se acompanhar. O nome dessa pessoa é Jorge Lafond, o ator Jorge Lafond, que fazia a Vera Verão", disse ela.
Na época, Solange disse que contou a Jorge que tinha um dinheiro guardado e gostaria de produzir um espetáculo de teatro. Então, o ator teria lhe recomendado uma profissional conhecida para lidar com o financeiro e as burocracias envolvendo a peça. Porém, no segundo dia da montagem, a mulher teria sumido com o dinheiro de Solange. A atriz também nunca mais teve contato com Lafond.