Arlindo Cruz, ícone do samba, desfilou pela última vez em 2023 como enredo da Império Serrano e faleceu em 8 de agosto de 2025, aos 66 anos.
Arlindo Cruz, ícone do samba, desfilou na avenida pela última vez em 2023, quando foi enredo de Carnaval da escola de samba Império Serrano, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o sambista teve liberação médica e contou com apoio da família para participar do desfile. Ele morreu nesta sexta-feira, 8, aos 66 anos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Arlindo Cruz estava internado desde março para tratar uma bactéria resistente em decorrência de uma pneumonia. O sambista conviveu com graves sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico sofrido em março de 2017. O derrame aconteceu enquanto o sambista tomava banho.
A homenagem no Carnaval de 2023 foi feita por sua escola do coração, a Império Serrano. Com o enredo "Lugares de Arlindo”, o artista entrou na Sapucaí no último carro da escola de samba e foi ovacionado pelo público.
Ao lado dele estavam Babi Cruz, sua esposa, sua filha Flora, e outros famosos amigos do sambista -- como Regina Casé, Marcelo D2 e Péricles.
O desfile marcou o retorno da agremiação ao Grupo Especial do carnaval carioca. Apesar das aclamações por conta da presença de Arlindo, a Império Serrano não seguiu na elite e foi rebaixada para o grupo de acesso naquele mesmo ano.
Império Serrado se despede de Arlindo
Em nota de pesar, a Império Serrado lamentou a partida de "um dos maiores nomes da história do samba e filho ilustre da nossa coroa imperial".
"Mesmo afastado dos palcos nos últimos anos, sua força, resistência e fé emocionaram o Brasil e inspiraram milhões, assim como seu talento, sua alegria e sua devoção ao samba sempre nos encantaram. Arlindo Cruz é parte da alma do Império Serrano", afirmou a escola de samba.
Relembrando o enredo de 2023, que celebrou a trajetória, poesia e vida do músico, a escola frisou: "Aquele desfile, carregado de emoção e respeito, foi um ato de amor e gratidão a esse artista que sempre nos representou com dignidade, talento e verdade. Na Sapucaí, fizemos do samba um abraço coletivo a Arlindo e à sua família, enchendo cada imperiano de orgulho por ver sua história brilhando como merece".
"Arlindo Cruz não é apenas um nome, mas um grande legado. Seu canto viverá para sempre em cada um de nós. Descanse em paz, poeta. O Império Serrano te reverencia hoje e sempre. Seu nome, sua música e sua história jamais serão esquecidos", finalizou.