Cerca de 70 dias. Esse é o tempo que falta para o carnaval de 2026 começar oficialmente. Não em Natal, no Rio Grande do Norte. Na capital do estado, a folia começou mesmo nesta sexta-feira, 5. Considerada uma das maiores micaretas do Brasil, o Carnatal deu início a mais uma edição sob o comando de Bell Marques, do fenômeno local Grafith e do cantor Saulo Fernandes.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ícones do carnaval, os trios elétricos passarão pelo Corredor da Folia, na Arena das Dunas, e devem arrastar mais de 130 mil pessoas nos três dias de festa. Com a expectativa alta entre os festeiros que pulavam pelas ruas da cidade já nesta sexta, o primeiro dia levantou o público com clássicos do carnaval do Nordeste.
Quem abriu a noite foi o fenômeno local Grafith. Para quem vem à cidade como turista, é impressionante ver o empenho do público e a quantidade de fãs da banda que acompanhavam o trio elétrico por volta das 19h. Com uma levada que pode soar como uma mistura de axé e pagodão, o Grafith fez diversas releituras de sucessos da internet, como Penélope Charmosa e Feiticeira.
Depois do hit natalense, o axé “raiz” tomou conta da Arena. Com direito a pulseirinha à la Coldplay, Saulo Fernandes apresentou um repertório “old school”, com clássicos do axé que embalaram os fãs. Haja Amor, de Luiz Caldas, Beija-flor, da Timbalada, e Baianidade Nagô, da Banda Mel, foram algumas das escolhas de repertório do baiano em Natal.
Quase uma “entidade” carnavalesca, Bell Marques subiu a régua da folia. Com o toque peculiar da guitarra baiana, o ex-Chiclete com Banana transformou o início de dezembro em fevereiro e emendou hits de verão na Arena das Dunas.
Além do circuito tradicional, os foliões também podem curtir no Camarote Oficial e no Largo dos Reis até as 5 da manhã. Nesta sexta, os espaços receberão os shows de Wesley Safadão, Nattan, Banda Eva e Kiko Chicabana.
Assim como no primeiro dia, o sábado, 6, também será dominado por cantores da Bahia. Os nomes da vez serão Claudia Leitte e Léo Santana. Bell Marques também fará uma dobradinha e volta para a Arena das Dunas.